sábado, 25 de maio de 2013

GESSIEL DA SILVA PAULINO




Sábado é dia de magia.
Dia de ouvir boa música e cantar junto, de rever os amigos reais, de visitar os parentes para conhecer seus mais novos integrantes, de bancar uma reunião diferente e de escutar histórias de pessoas que vivem a vida sem fazer mal nenhum para o resto da humanidade.
Como o Gessiel da Silva Paulino.
Conhecemos Gessiel quando ele estava com 11 anos de idade e frequentava o Museu "Tenente Urias", da Associação Casa do Sertanista, que dirigíamos voluntariamente e por longos oito anos. 
Na época, até fizemos uma matéria para o jornal "A Hora de São Miguel Arcanjo", e o saudoso Severino publicou, porque não polemizava nada. Era apenas a história de um menino pobre a quem, todavia, chamamos de "cidadão", por conter na cabeça muitos pensamentos que corariam de vergonha nossos homens de hoje.
Lembramo-nos que algumas mestras da educação não aprovaram a valorização dada ao menino, levando a público suas ideias e vindicações de melhorias para o bairro onde morava e, consequentemente para a sua cidade, a nossa São Miguel Arcanjo.
Uma delas até chegou a dizer para uma colega, e esta a nossa fonte, claro, porque em nossa cidade as pessoas não costumam falam abertamente mas, sim, através de recados que: " - A gente não pode valorizar certas pessoas..." 
Era o Gessiel engraxate.
Muito pobre, aprendeu até a fazer artesanato para vender enquanto procurava um sapato ou outro para limpar e polir.
Morava pelos lados do Retiro e Ferreirada.
Bem, depois que fizemos a matéria com ele, muita coisa aconteceu, tanto com ele quanto conosco.
Aos 17 anos, foi expulso de casa; não vamos entrar no mérito da questão.
Hoje, Gessiel está com 22 anos de idade.
Completou o ensino fundamental, ganhou bolsa de estudos, tornou-se missionário em uma agremiação evangélica (é adventista desde 2.007), conhece diversas cidades do interior paulista e até no Paraná.
Voltando a São Miguel, foi na mesma igreja que frequenta que conheceu Ana Cláudia da Silva, também de São Miguel, e constituiu família. 
No ano passado, o casal teve um filhinho, o Angel Gessiel, nascido, porém, sem as bençãos do casamento e, por esse motivo, foi o pai afastado temporariamente da igreja.
Gessiel ainda tem um sonho: cursar Teologia.
Não duvidamos que isso aconteça.
A quem Gessiel deve o fato de não ter caído na vida?
Ele mesmo confessa:
- Graças a pessoas que confiaram em mim.
Dentre elas, o pastor peruano Rosário Boccanegra, que mora em Pilar do Sul, a quem não se cansa de elogiar e agradecer mesmo a própria sobrevivência.
Profundamente emocionada ficamos ao ouvir da boca de Gessiel que também fazemos parte dessa lista.
Vá em frente, Gessiel, sempre com Deus.
O mundo é nosso e é imenso.
Agarre-o!
( A foto foi tirada por Armando Fogaça)

Nenhum comentário: