terça-feira, 6 de agosto de 2013

OS CARROS DE LENHA EM SÃO ROQUE


Mantendo uma tradição que já se estende a 132 anos, o desfile de Entrada dos Carros de Lenha deu início neste domingo às Festas de Agosto na Estância Turística de São Roque. 
Neste ano a festa homenageou o escritor Monteiro Lobato, reforçando sua importância para a divulgação do folclore e da cultura popular. 
O destaque do desfile foi o universo criado pelo escritor com o seu clássico Sítio do Pica-pau Amarelo, recheado de personagens que já fazem parte do imaginário brasileiro. 
Até o término das festividades, a expectativa era de que cerca de 150 mil tivessem prestigiado o evento, que comemora o aniversário de 356 anos da cidade, no dia 16 de agosto. 
Na manhã deste domingo, antes mesmo do início do desfile, a população já se aglomerava nas ruas para garantir um bom lugar para acompanhar de perto toda a programação. 
Todos os locais por onde passaram os Carros de Lenha foram tomados de pessoas. 
A festa, uma realização da comunidade católica em parceria com o Poder Público local, é em louvor ao padroeiro da cidade.
O desfile, que começou por volta das 11h, partindo da avenida Bandeirantes, finalizou o trajeto na Praça da Matriz. 
Além dos sãoroquenses, desfilaram também grupos tradicionais de congadas de cidades como Atibaia, Mogi das Cruzes, Taubaté e Cotia. 
A comoção do público e dos moradores que não deixam que a história do município se perca encantou muitos visitantes.
A tradição do desfile de Entrada dos Carros de Lenha começou por conta de um costume dos fiéis da região, de doarem à paróquia produtos de suas propriedades, principalmente lenha, em agradecimento e devoção ao padroeiro. 
Então em 1881, o padre da época resolveu juntar essas doações e exibi-las em um único dia, assim nasceu a tradição, já que os fiéis traziam suas doações em carros de boi. 
Com o dinheiro obtido com a venda da lenha doada no primeiro evento, foi adquirida a atual imagem de São Roque, que veio da França. 
Do porto de Santos até São Roque, a imagem também foi trazida por carros de boi.
A programação religiosa da festa neste ano é voltada para o lema "Eu creio, nós cremos". 
A programação de shows também é bastante extensa, com destaque para as apresentações da banda Volume acústico; Orquestra de Viola Brasil Poeira; Guerreiro de Judá; e Bolakubaka.
O aniversário da cidade é comemorado no próximo dia 16.
Fonte: Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário: