domingo, 24 de novembro de 2013

PROFESSORA VERA ABDALA, A MAIS NOVA CIDADÃ ITAPETININGANA


Na noite do último dia 21 de de novembro, o Plenário Humberto Pellegrini, da Câmara Municipal de Itapetininga ficou lotado, com a realização de sessão solene de entrega do Título de Cidadã Itapetiningana à professora Vera Lúcia Abdala. 
Junto com ela, na
 mesa de honra, viam-se o Presidente da Câmara vereador André Luiz Bueno, o representante do Exército Brasileiro Tenente Edomar Wiedtheuper, o ex- Prefeito Roberto Ramalho Tavares, o representante do Secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Deputado Edson Giriboni, o Capitão PM José Paulo da Silva, o Chanceler da Diocese de Itapetininga e Presidente da Academia Itapetiningana de Letras Monsenhor Mario Donato Sampaio, o Presidente do Museu da Imagem e do Som de Itapetininga Roberto Soares Hungria e a professora Luzia do Amaral Bergamin, representante da equipe que trabalhou com a homenageada.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda Municipal Edil Lisboa, sob a regência do Maestro Joani de Oliveira, o Presidente da Câmara leu o decreto de concessão do título, convidando o vereador Itamar José Martins, autor do projeto que deu origem à honraria, para proceder à entrega à professora Vera Lúcia Abdala, enquanto a Banda Municipal executava um número em sua homenagem. 
Itamar José Martins pronunciou o discurso de saudação em nome da Câmara, sendo a palavra utilizada, na sequência, pelo vereador Marcus Tadeu Quarentei Cardoso e pelo ex-prefeito Ramalho. 
A entrega de um buquê de flores à homenageada foi feita pela vereadora Maria Lúcia Lopes da Fonseca Haidar, enquanto a Banda Municipal executava mais um número. 
A manifestação de agradecimento da homenageada se deu sob intensa emoção, sendo aplaudida em pé pelo público. 
A sessão solene foi encerrada com a execução do Hino de Itapetininga pela Banda Municipal.
A mais nova Cidadã Itapetiningana é filha de imigrantes árabes, nascida em Piramboia, Estado de São Paulo. 
Depois de brilhante trajetória no magistério em outros municípios, mudou-se em 1986 para Itapetininga, onde foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Delegada de Ensino na Delegacia de Ensino de Itapetininga. 
Aposentou-se em 1991, continuando a exercer importantíssimas funções, entre as quais: Secretária Municipal de Educação e Coordenadora do Pólo de Apoio Presencial Chopin Tavares de Lima, Universidade Aberta do Brasil, onde realizou um trabalho pioneiro de grande envergadura.

Nenhum comentário: