terça-feira, 23 de setembro de 2014

ÍNDICE DE ESCRAVIDÃO ATUAL É MAIOR DO QUE EM TODA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE


Há uma estimativa de 30 milhões de escravos no mundo hoje, mais do que em qualquer outro momento na história. 
Caso você tenha perdido, no início deste mês a Real Clear Mundial publicou um perfil do que o trabalho escravo parece hoje no Paquistão.
Há 1,8 milhões de "trabalhadores de dívida" no país, e mais de 2,2 milhões de escravos no total (só a Índia e a China têm mais).
Os trabalhadores de dívida são mantidos sob controle de proprietários que os vendem e compram e criam maneiras de mantê-los em cativeiro:
-- "Normalmente, nós permanecemos em dívida porque levamos quantidades a partir deles [os latifundiários] para alimentar nossos filhos e outras despesas do dia a dia", diz ele, sentado do lado de fora de sua casa, em uma cabana de barro prensado entre um canal de irrigação e a estrada. 
Único contato de Nanji com o senhorio é através do gerente da fazenda. 
O dinheiro raramente muda de mãos entre proprietário e inquilinos. Em vez disso, todas as transações são registradas em um cadastro mantido pelo proprietário. 
Cada colheita é destinada a pagar parte da dívida, mas os custos - muitos dos quais o proprietário se destina a suportar-se sob as poucas leis que se destinam a oferecer proteção aos trabalhadores no Paquistão - são adicionados à dívida com juros.
-- "O que realmente está mantendo as pessoas em escravidão é a manipulação dos registros. O "hari" é analfabeto e ignorante e não sabe como manter os registros", explicou Ghulam Hyder, diretor da organização Desenvolvimento Rural Verde, um grupo com sede em Sindh que trabalha com trabalhadores forçados, usando o termo Sindi para o inquilino.
Os americanos (e outros países) são tentados a ver isso como um problema do terceiro mundo, ou como um problema de "lá", mas isso também é errado. 
Por um lado, uma grande quantidade de produtos feitos por trabalhadores escravos no exterior encontram seu caminho em nossas lojas e mercados. 
Um ex-investigador da WRM, Ben Skinner, detalhou as instâncias disso longamente, tanto em seu livro sobre a escravidão moderna e, posteriormente.
Aqui, por exemplo, discute-se a sua investigação sobre a servidão por dívida e abuso por trás da indústria do óleo de palma. 
O papel que a escravidão e morte desempenham no comércio mundial de camarão foi notícia recentemente. 
Além disso, existem escravos até mesmo nos países de primeiro mundo. O mesmo relatório que citamos acima encontrou 60.000 escravos nos EUA.

Fonte: The American Interest, de 11 de julho de 2014.

Nenhum comentário: