quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O MUSEU DO "PADRE ROQUE"





O Museu Histórico e Galeria Sacra Dom Ernesto de Paula foi criado em 16 de agosto de 1988 por Roque Eduardo de Castro, o popular Padre Roque, em sua própria residência.
Fica num sítio de 12 mil metros, num casarão centenário localizado no Alto do Goianã, à Rua Dom Ernesto de Paula, número 1, no município de São Roque. 
Existem placas indicativas de como chegar ao local e uma placa oficial na entrada do histórico casarão, que foram fornecidas há alguns anos pelo Departamento de Obras da prefeitura de Mairinque. 
As placas espalham-se desde a Avenida Alberto Cocozza até o Museu, pelo lado de Mairinque. 
Todo o acervo está documentado em cartório na capital de São Paulo. 
São peças ligadas à arte sacra, discos antigos e cosméticos; muitas das peças foram obtidas através de doações e ficam espalhadas pelos dois cômodos da casa. 
Há também uma pequena capela dedicada ao orago São Miguel Arcanjo, mandada construir pelo Padre Roque em intenção do querido Cônego Francisco Ribeiro, falecido em 1.983, em São Miguel Arcanjo, e uma Sacristia dedicada ao Arcebispo Dom José Lambert. 
Na inauguração da capela, muitos amigos estiveram lá orando, cantando, erguendo mastros, carregando andor em procissão e até tocando junto com a banda lira visitante, com direito a almoço, lanche da tarde e jantar. 
Antigamente, o Museu pertenceu a Dom Ernesto de Paula, daí o nome com que foi batizado. 
É possível conhecer um pouco de sua história na leitura de documentos, fotos, paramentos, relíquias e outros pertences do primeiro Bispo de Piracicaba.
O Alto do Goianã é um bairro abandonado, em São Roque. 
O Padre Roque atesta, com endosso do seu auxiliar Clemildo, que "o 
nome da Rua Dom Ernesto de Paula conseguimos com grande sacrifício junto ao vereador Etelvino Nogueira, de São Roque, para que tivesse o nome de nosso patrono a rua que sai de nosso histórico sítio (na qual nem existe iluminação pública e vem cobrado mensalmente na conta de energia uma despesa que sempre teve nestes 32 anos ou mais), até encontrar ruas asfaltadas. A nossa é de terra, oficializada em 2007. 
Já a outra estrada por Mairinque que sai do encontro da Rua Dom Ernesto de Paula, que chama “Estrada Ecológica Municipal Dom Ernesto de Paula”, que vai de encontro à Estrada Sertaneja e Alberto Cocozza, nós conseguimos muito rápido com o amigo vereador Ricardo de Almeida Souza, em 2006". 



Nenhum comentário: