sábado, 20 de setembro de 2014

ACERCA DA FAMÍLIA DE PEDRO SALGADO

Fiquei triste ao ler o que transcrevi aqui sobre um momento na vida de Marcelo Afonso, brasileiro que fez o que pode para resgatar pedaços de uma outra vida, a de Pedro Salgado, que nem mesmo a própria família preservou.

Anônimo, em 23 de junho de 2013.
Prezada Lucilene (Lucilene dos Santos Pereira é neta de Pedro)

Permita-me apresentar,
Sou mestre de banda na cidade de Tatuí-SP, tenho um projeto de banda, onde atendo crianças e adolescentes através do ensino musical.
Há alguns meses estive elaborando um projeto para a realização de um encontro de bandas, mas de uma forma diferente.
A partir dessa ideia, resolvi juntar quatro bandas e prestar uma homenagem ao Dia do Mestre de Banda, que também se comemora o aniversário de Carlos Gomes e rapidamente recordei que o maestro Pedro Salgado completa 123 anos de nascimento.
Pois bem! juntei as duas coisas! 
Iniciei a pesquisa e tive a felicidade de entrar em contato com um jornal em Aparecida do Norte que indicou que eu entrasse em contato com o neto do maestro, o maestro Celso Salgado
Eu acreditei que iria conseguir ao menos umas dez músicas do maestro e o Celso, muito gentil, me disse que só possuía duas obras do avô e inclusive me enviou as duas, que por sinal muito belas!
Dai fui a cata dos armários das bandas da região e tive mais uma surpresa: um amigo meu, mestre de banda em Porto Feliz, me dissera que o antigo maestro era amicíssimo de Pedro Salgado e que tinha muitas obras do maestro no acervo da banda, pois seu avô o visitava muito em Porto Feliz, era da casa!
Esse mestre de banda, me enviou dez obras de Pedro Salgado, que até então algumas estavam inéditas e há cerca de dois meses estou na luta para editorar, revisar e executar as obras no dia do encontro que será no dia 13/07/2013 às 11:00 h na Praça da Matriz de Tatuí-SP.
Tive a honra de falar com a Sra. Eunice Salgado (filha do compositor) o que me encheu de emoção, mas infelizmente ela já tem um compromisso e não poderá participara da homenagem. Mas assim que o material estiver editorado enviarei uma cópia das músicas a ela, que por telefone lamentou em não ter nada do seu pai.
Se a Senhora puder comparecer no dia do encontro ficaremos extremamente honrados, pois minha linha de pensamento é não deixar que esses baluartes da música brasileira caiam no esquecimento e ainda mais em tempos de tamanha americanização.
Convido-a para conhecer nosso site www.projetocriancanabanda.com.br e nossa página no facebook que é projeto criança na banda.
Sem mais, saúdo-vos e atenciosamente me despeço.
Marcelo Afonso
(15) 33055095
P.S. Segue uma música editorada de seu avô.

Transcrito do Blog do Programa Coreto.

Nenhum comentário: