quinta-feira, 25 de setembro de 2014

"FALTA DE CHUVAS"



"Nunca se verificou na região sudeste do Brasil uma estiagem tão prolongada, afetando alguns estados e São Paulo, prejudicando o abastecimento de água das cidades e a geração de energia elétrica.
Os reservatórios estão secando e se as chuvas tão aguardadas não vierem com a chegada da primavera, algumas cidades que já estão sofrendo crises de abastecimento e seus habitantes não podem gastar água para consumo próprio, inclusive para beber, as consequências poderão ser dramáticas para crianças e idosos, com a umidade do ar atingindo níveis preocupantes, afetando suas imunidades orgânicas, principalmente os pulmões.
Procurar-se culpados diante da dramática situação não é conveniente, pois isso é decorrente de uma mudança climática nunca antes vista.
No entanto, o desmatamento indiscriminado de florestas e destruição de matas ciliares que protegem as nascentes dos rios e a poluição da atmosfera com os gases poluentes provenientes vindos dos veículos automotores que produzem o temido CO2 e também das chaminés das fábricas, podem ser os causadores de tal situação.
Veja-se a região oeste onde existem as grandes florestas da amazônica, com chuvas abundantes, até causando enchentes com a subida do volume dos rios. Isso é resultado do grande volume de florestas e as árvores, pela fotossíntese, liberam o oxigênio no ar, provocando umidade, com a formação de nuvens e consequentemente, chuvas em abundância.
Aqui, a especulação imobiliária e alguns outros empreendimentos nas cidades e nos campos, são causadores da destruição de imensas áreas florestais, principalmente da mata atlântica, que já foi em épocas passadas, o grande pulmão que atraia a formação de nuvens e as chuvas vinham com regularidade, obedecendo o ciclo da natureza, com as estações de primavera, verão, outono e inverno.
Quando se faz um empreendimento imobiliário ou outro tipo que necessite de retirada de árvores, algumas com décadas de existência, que geram sombras, refrescam o clima, atraem as chuvas, compensações ambientais são pedidas, com o plantio de mudas em outras áreas, só que levam anos para se tornarem adultas, e com isso, uma defasagem acontecerá, com prejuízos enormes ao meio ambiente, principalmente na alteração climática que estamos observando, com a elevação das temperaturas e o efeito estufa é a principal causa.
É necessário uma mudança de comportamento do homem, compreendendo os habitantes das cidades e dos campos, reflorestando as áreas devastadas, preservando a natureza, respeitando suas regras, economizando água, fazendo intervenções que podem evitar a situação dramática que afetam o abastecimento das cidades, com prejuízos enormes à sua população e se no futuro, com a geração que está aí por vir, não tenhamos mais essas preocupantes situações, que afetam ricos e pobres, sem nenhuma escolha."

JAIRO VALIO
fones: 32-115683 - 997003573.
Extraído do Região Online.

Nenhum comentário: