sexta-feira, 26 de setembro de 2014

FESTA AO ARCANJO SÃO MIGUEL NO RIO GRANDE DO NORTE

São Miguel Arcanjo, cujo nome significa "O que é um com Deus", é considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica Universal. 
É o anjo do arrependimento e da justiça. 
Seu dia é comemorado em 29 de setembro, data em que foi criada a Vila de São Miguel.
A tradição da cidade de São Miguel é eminentemente religiosa e os festejos do seu dia começam a partir do dia 19 de setembro com uma programação religiosa de novenas baseadas em temas da cidade. 
O início do período de comemoração da data do padroeiro é marcado pelo hasteamento de uma bandeira mostrando o estado de comemoração da cidade e desse momento participam diversos grupos artísticos da cidade inclusive a tradicional banda municipal.
O dia 29 é considerado o encerramento das festas em homenagem a São Miguel, por esse motivo é realizada a cada ano uma procissão pelas principais ruas da cidade com a imagem do padroeiro sendo reverenciada e dando graças por mais um ano de bençãos na cidade. 
É um momento muito representativo para os filhos da cidade e após a missa acontece a explosão de uma passarela de fogos, uma espécie de oferenda ao santo protetor, o que emociona muitos filhos da cidade que retornam ao munic
ípio para se confraternizarem com familiares e amigos.
A foto acima é do padre Netinho que hoje, inclusive, passou mal e foi transferido para o Hospital de Mossoró; sofreu, talvez, um AVC.



Fotos da página da paróquia no face.

Nenhum comentário: