sábado, 25 de julho de 2015

CHEGOU TARDE, MAS, ENFIM, VEIO...

São Paulo cria Promotoria de Justiça para atuar nos casos de violência doméstica

O governador Geraldo Alckmin sancionou, na tarde de terça-feira (21/07), a lei que cria a Promotoria de Justiça de Combate à Violência Doméstica. Após o evento, Alckmin e o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, ressaltaram o funcionamento das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) no Estado, que é pioneiro na criação dessas unidades especializadas.
“Hoje é um dia importante, não só para as mulheres, mas para a sociedade como um todo, para que a gente possa avançar ainda mais”, disse Alckmin. O secretário enfatizou que algumas Delegacias de Defesa da Mulher já abrem nos finais de semana e os boletins de ocorrência de violência doméstica também podem ser feitos em qualquer delegacia e até mesmo pela Polícia Militar, o BOPM.
Moraes explicou que o BOPM é encaminhado pela Polícia Militar, via eletrônica, para a delegacia. “Com isso nós vamos ganhar quase 30% [a permanência] de viaturas nas ruas, porque nesses casos o policial não precisará se deslocar até a delegacia para depois voltar à rua, a viatura continua no patrulhamento”, disse.
O governador também comentou sobre a criação de programas de amparo às vítimas, entre eles, o “Bem Me Quer”, o Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi) e os abrigos para casos em que há necessidade de a pessoa sair de seu domicílio. Somente nos primeiros cinco meses deste ano, foram registrados 71.565 boletins de ocorrências pelas DDMs de todo o Estado. Além disso, as unidades fizeram 2.263 prisões até maio, de acordo com a Coordenadoria das DDMs.
Reproduzido do Diário de Sorocaba.

Nenhum comentário: