quarta-feira, 22 de julho de 2015

O MENDIGO TAPICHI TEM ATÉ RUA COM SEU NOME

"SENHOR PREFEITO, SENHORES VEREADORES DE SÃO MIGUEL ARCANJO:
Antes que todos os senhores fossem, eu já era.
Eu fui Tapichi.
Durante meio século eu fui o mendigo Tapichi.
É com ch que se escreve , não com x.
Tapichi significa nonato e nonato significa feto encontrado no ventre de uma vaca morta ou de mulher pobre e desconhecida.
Senhor Prefeito, senhores Vereadores: o que eu venho pleitear é uma estátua ou um busto em minha homenagem, em qualquer ponto da cidade de São Miguel Arcanjo.
Entendam, senhores, que não há nenhuma vaidade nesta pretensão, já que em alguns lugares belos e amorosos do mundo cachorro vira monumento para glorificar a humildade.
E é a humildade que eu quero engrandecer, o único gesto humano que pode salvar nossa Terra a partir de 2.010.
Ninguém, em São Miguel Arcanjo, sabe de onde eu vim --- e os que sabiam já se foram.
Eu viu de onde estou agora.
E é daqui, sempre eterno, que eu posso contar um segredo para os senhores.
Vivi anos e anos como mendigo em São Miguel Arcanjo em obediência à vontade de Deus.
A minha missão era serenar o coração das pessoas, com estas tarefas que Deus me passou:

1 . Ser o dono generoso de todos os cães vadios e abandonados e dormir com eles nas calçadas.

2. Não ficar pouco tempo nem demorar muito no mesmo lugar.

3. Estender as mãos, todos os dias, com a esperança de alguém a apertar num cumprimento amigo, sem medo.

4. Tomar um banho de chuva com meninos magrinhos de peito nu.

5. Não bajular os ricos e poderosos nem menosprezar os mais pobres e humildes pelo medo de se tornar um deles.

6. Acompanhar sempre as procissões de São Miguel e outros santos, mas nunca carregar o andor para estar entre os eleitos.

7. Jamais deixar defunto pobre passar uma noite num velório sem ninguém.

7. Permitir que uma criança triste pela miséria humana atire com suas últimas forças uma pedra, só para se vingar das injustiças e sorrir um pouco.

8. Não condenar aquele amor que as mulheres vendem em casas e esquinas, mas revelar o outro amor, que não se compra nem se vende, para que suas almas não pesem tanto.

9. Correr com as crianças pobres atrás de varas de rojão e cair com elas a catar sonhos no chão.

10. Comer um pedaço de pão como se fosse a primeira e última vez.

11. Cantar baixinho, uma tarde por ano, para os mortos do cemitério.

12. Cantar alto, uma vez por ano, para os mortos da cidade.

13. Amar a vida como um cego, não pelo que se vê, mas pelo que se sente.

14. Dançar, no largo da matriz, com a música da banda ou com a música dos anjos, que poucos ouvem.

15. Colher uma laranja madura, nascida por si mesma, a esmo, sem dono, e agradecer: Grato, meu Deus.

Senhor Prefeito e Senhores Vereadores:
Foram tantas as tarefas que paro por aqui. Não quero aborrecer ninguém.
Só espero que os senhores entendam, aceitem e aprovem minha petição.
Não falei ainda com Deus, mas acho que ele vai gostar.
Os passarinhos também.
Respeitosamente, Tapichi ( O mendigo eterno)."

Miguel Arcanjo Terra/dezembro de 2009.

 
 
Tapichi, o eterno mendigo de São Miguel Arcanjo (às vezes ele aparece), contou a conversa que teve com São Pedro numa noite dessas, ali na beira do Guapé:
 
--- Boa noite, Tapichi.
São Pedro apareceu assim de repente e eu respondi meio assustado:

--- Boa noite, São Pedro.
--- Conte como anda a ordem por aqui, Tapichi?
--- Uma desordem, São Pedro.
--- Por que?
--- Porque não existe mais diferença entre homem e mulher.
--- Claro que existe. Deus criou o homem com alguma coisa que a mulher não tem e a mulher foi criada para procurar aquela coisa.
--- Pois tem homem escondendo a coisa e mulher aparecendo com ela.
--- Que coisa, meu Deus!
---A maior confusão, São Pedro. Nem o homem nem a mulher sabe mais qual dos dois é homem ou mulher.
--- Acho bom falar com Santo Antônio.
--- Não é preciso, São Pedro. Até agora ninguém reclamou.
---Está bem, está bem. E a vida?
--- Vazia, São Pedro. Ôoo vida vazia. Até o padre está de saco cheio.
--- O padre? Mas, isso é um grande pecado.
--- Mas, ninguém sente mais culpa nem tem medo de castigo. Por isso mesmo é que o padre está de saco cheio.
--- Mas, quem acabou com a culpa?
--- Dizem que foi um tal de Sarney, que eu, lá no meio do mato, nunca ouvi falar.
--- Sarney? Se não me engano, estou com o curriculum dele.
--- A culpa é que tinha graça, São Pedro. Houve um tempo em que a gente sentia culpa quando pulava a cerca. Hoje, com tanta porteira aberta, sentir culpa do que?
--- Meu Deus!
--- Houve um tempo em que não se dizia o nome de Deus em vão. Hoje, o nome de Deus passa até pelo vão da boca de senador.
--- E a dignidade?
--- Não existe mais dignidade, São Pedro. Decência, honestidade, hombridade é tudo em vão. E quem protesta, arruma sarna pra se coçar. Sarna ou Sarney.
--- Estou assustado, Tapichi.
--- Tem mais São Pedro: Lembra daquele mandamento para não cobiçar a mulher do próximo?
--- Claro que me lembro.
---E quem é o próximo, São Pedro?
--- O próximo é o companheiro da mulher, Tapichi.
--- Era, São Pedro. Hoje, as mulheres mudam tanto de companheiro que ninguém cobiça mais nada com medo de ser o próximo.
--- Jesus, me acuda.
--- E por falar em cobiça, São Pedro, hoje quem tem, põe mais. Quem não tem, tira.
--- E o mandamento "Não roubarás!" como é que fica, Tapichi?
--- Quer um conselho, São Pedro? Se o senhor cismar de andar um dia pela Terra cuidado com as chaves.
--- Por que?
--- Porque podem roubar o céu do senhor.
--- Espero que pelo menos estejam honrando Pai e Mãe, Tapichi.
--- Passe no asilo que o senhor vai ver que filhos andam por aqui.
--- Filhos da...
--- Calma, São Pedro.
--- E o mandamento "Não matarás!", Tapichi?
--- Ah, se o senhor conhecesse o Bush e a Favela do Alemão...
--- Espero que você não esteja dando um falso testemunho, Tapichi.
--- Falso testemunho? Eu? De jeito nenhum. Falso testemunho quem dá sempre é no Jornal das Oito da TV. É um primeiro de abril atrás do outro.
--- Meu Deus, tudo isso parece o fim do mundo.
--- Mas, o fim do mundo já começou, São Pedro!
--- Não diga! Começou onde, como?
--- Com a novela da Globo. Milhões de pessoas mortas na frente da TV. Mortas sem receber a extrema-unção.
--- E os padres?
--- Ou estão mortos também ou de saco cheio.
Então São Pedro, muito desolado, pegou a estrada de Capão Bonito e antes de voltar para o céu, gritou:
--- Salve o Guapé, Tapichi!


Miguel Arcanjo Terra, jornalista e blogueiro são-miguelense, recentemente falecido, em seu blog/ 2009.

Nenhum comentário: