sábado, 25 de julho de 2015

RESTA APENAS UMA PERGUNTA: O QUE É QUE FUNCIONA NO BRASIL?

'Escolas do crime': quase todos os centros de internação de menores têm problemas
Levantamento de VEJA em dezessete capitais mostra que 85% dos centros socioeducativos são alvo de alguma medida de adequação a pedido do Ministério Público

Por: Kalleo Coura18/07/2015

Menores da Fundação Casa (antiga Febem) (VEJA.com/Estadão Conteúdo)

Na virada de quinta para sexta-feira da semana passada, um dos quatro adolescentes que estupraram e assassinaram uma garota de 17 anos no interior do Piauí -- outras três meninas, submetidas às mesmas sevícias, sobreviveram -- foi brutalmente assassinado por seus comparsas. Os quatro estavam internados em um centro socioeducativo na capital do estado, Teresina, o que levantou questões sobre as condições desses locais para manter jovens criminosos.
Um levantamento de VEJA nas capitais de 17 dos 26 estados brasileiros mostra que a situação é crítica. De 94 centros de internação nessas cidades, 79 são alvos de medidas de adequação do Ministério Público. São problemas que vão desde falta de vagas ou de aulas de ensino até questões mais graves, como condições insalubres de higiene, insegurança e superlotação grave.
Em São Paulo, que responde por pouco mais de um terço desses centros, a situação ainda é um pouco melhor do que no restante do país. Todos os 37 locais precisam de alguma adequação, mas apenas dois estão sob ameaça de interdição. No restante do país, de cada dez centros de internação, quatro já foram interditados pela Justiça ou estão sob ameaça dessa medida.
A maioria das instituições no Brasil não tem nenhum projeto pedagógico, não fornece aulas regulares e não tem qualquer oficina profissionalizante. .............................................
 
Revista VEJA

Nenhum comentário: