quarta-feira, 15 de julho de 2015

SEMANA DO PUM

SEMANA DO PUM. DE 9 A 16 DE DEZEMBRO. ANO 1. NÚMERO 40.




O AQUECIMENTO GLOBAL COMEÇOU EM SÃO MIGUEL ARCANJO COM O PUM DAS VACAS

Havia uma velha estufa em São Miguel Arcanjo, onde fica hoje o clube Bernardes Júnior. Mas não foi lá que começou o Efeito Estufa.
Joaquim Maestro já dizia, a fumar na janela seu cachimbo da tarde, que o mundo iria acabar com um peido (desculpem essa palavra grosseira, mas se o Presidente fala merda na TV, eu posso falar peido, que é muito mais leve).
Nestor Fogaça concordava com Joaquim Maestro e pensou até, numa das vezes em que foi Prefeito, em proibir peidos em lugares públicos, como o cemitério em dia de grandes enterros, o campo de futebol, a piscina do Abdala Jabur, o Largo da Matriz (e também atrás da Igreja). E seriam severamente penalizados os que liberassem seus gases durante as procissões (Missa, nem pensar).
Mas, não havia amparo legal para Nestor Fogaça e os peidos explícitos (que se ouvem) e os implícitos (silenciosos) continuaram a subir pelos ares, sem que o Vento do Mar os dissipasse.
Mas, o problema maior não era a flatulência de senhores e senhoras respeitáveis ou de gente mal-educada.
O Pum das vacas é que enchia mais o ar de gases.
De Pilar do Sul, já se avistava a nuvem de dióxido de carbono a crescer sobre São Miguel Arcanjo.
Foram convocados os criadores de vacas leiteiras para resolver o problema, que não se resumia só no cheiro, mas também na falta de ar. Compareceram Benedito Terra, Chico Rosa, Tiago França e Anibal Coelho, entre outros.
Todos ouviram a sugestão de Nestor Fogaça para tapar o buraco das vacas dez horas por dia. Apesar de certa estranheza, houve concordância geral, com uma ressalva: o horário do tapa-buraco não poderia ser generalizado, já que havia algumas diferenças.
As vacas de Dito Terra, segundo ele mesmo disse, soltavam Puns das 4 às 7 horas da manhã.
As do Tiago França preferiam a noite.
O Chico Rosa, que também tocava uma padaria no Largo da Matriz, nem sabia em que horário suas vacas ventavam e poluiam o ar.
O Anibal Coelho jurava nunca ter reparado numa coisa dessas, porque há bom tempo andava meio surdo e com sinusite.
Assim, as vacas, em sua santa ignorância, continuaram a peidar livremente e começava em São Miguel Arcanjo o efeito estufa e o aquecimento global, que se espalharam pelo mundo meio século depois.
E o planeta pode acabar assim: Pum!!!

Miguel Arcanjo Terra/ 2009
 
Só uma correção: na realidade, a estufa ficava bem em frente à Ótica 3a. Visão, onde depois foi construído um parque infantil e hoje existe o banheiro público. 

Nenhum comentário: