A organização não-governamental Transparência Internacional, que tem sede na Alemanha e faz relatórios, pesquisas e estudos sobre a corrupção no mundo, acaba de divulgar o resultado da campanha "Desmascare os Corruptos", que promove desde o ano passado.
A campanha teve a participação de mais de 4,5 milhões de pessoas, que indicaram casos de corrupção ao redor do mundo e votaram naqueles que considerou mais escabrosos.
Com o final da eleição, o resultado mostrou que o escândalo da Petrobras, conhecido como "petrolão", foi o segundo mais votado como maior caso de corrupção no planeta.
O roubo sistemático promovido na estatal brasileira só perdeu para o escândalo de corrupção do ex-presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, que durante seu mandato promoveu desvios milionários de recursos para sua conta privada.
Como a eleição ocorreu em todo o mundo, talvez as pessoas não tivessem informação suficiente a respeito do petrolão.
Como pode um escândalo que levou ao roubo de mais de R$ 6 bilhões de uma empresa estatal perder para um político que roubou algumas dezenas de milhões?
O petrolão foi injustiçado, e deveria ter sido o primeiro da lista, afinal, foi o maior escândalo de corrupção da história, como nunca antes, tal qual se vangloria o partido que inventou o esquema na Petrobras.
Blog do Jefferson
Nenhum comentário:
Postar um comentário