quinta-feira, 31 de março de 2016

JOSÉ DE MORAES VALIO, AUTOR DESTE QUADRO, ERA MÉDICO EM PRESIDENTE PRUDENTE




Para sabermos um pouco sobre ele, voltemos nas três primeiras décadas da história da Medicina em Presidente Prudente, quando a Ginecologia e a Obstetrícia, bem como a Medicina Geral e a Cirurgia Geral, pela maioria dos colegas em atividade na época.
Embora de formação generalista, alguns médicos destacavam-se como ginecologistas e pela sua extrema habilidade como parteiros. 
Era o caso dos Drs. Domingos Cerávolo, Gabriel Costa, José Foz, Aristóteles de Oliveira Martins, Ennio Botelho Perrone, Odilo Antunes de Siqueira, Jacomino Cerávolo, Moacyr Cestari, Oswaldo Tiezzi, Miyao Kataoka e o Dr. Gabriel Costa Neto, que tem em seus arquivos mais de 5.000 partos registrados.
Com o passar dos anos chegaram Edvar da Costa Galvão, Sisuvo Iamada, Dauto de Almeida Campos, José de Almeida Válio, Suhail Taufik Tuma, Rams Maluly entre outros. E estas especialidades ficaram definidas, juntamente com outras, como a Pediatria, Urologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, usando recursos mais modernos - RX, Ultrassonografia, Laparoscopia, etc.
Com relação à prática de partos cirúrgicos, era comum a cesárea corporal, até que a técnica de cesárea segmentar, mais moderna e fisiológica, usada pela primeira vez em Presidente Prudente pelo Dr. Costa Neto.
Nos dias atuais estas especialidades estão muito bem delineadas, havendo colegas que se dedicam somente à Ginecologia ou à Obstetrícia como atividade principal. 
Em janeiro de 1997, a Dra. Aldinéia Martins lança seu livro "Menopausa sem mistérios: As mais recentes descobertas".
No que se refere às doenças malignas, até meados da década de sessenta, as pacientes eram encaminhadas para hospitais especializados de São Paulo. Atualmente pratica-se o tratamento em Presidente Prudente, tendo em vista os recursos que a cidade possui.
O primeiro ambulatório de Prevenção do Câncer Ginecológico, em Presidente Prudente, foi criado em 1967, na Santa Casa. 
O provedor na época era Adail Almeida Lima e com os seguintes médicos: Drs. Osvaldo Tiezzi, Suhail Tuma, Edvar da Costa Galvão, Nilda Galvão, Dauto de Almeida Campos, Rams Maluly, Roberto Tiezzi, Ismael Novo Reigota e José Moraes Válio
O atendimento constava de consulta e exame colposcópico. 
Em 1971, com a vinda do Dr. Antônio Plácido Pereira, o primeiro anátomopatologista da cidade, começou a fazer também o exame citológico de Papanicolau. Este ambulatório era destinado somente a mulheres carentes.
O grande problema, na época, era com a questão dos tratamentos rádio e quimioterápicos, pois as pacientes sem condições financeiras teriam que ser enviadas para São Paulo.
Em 1976, chegou o primeiro quimioterapeuta, Dr. Fernando Gomes de Melo e cria o Instituto Rh. 
No ano seguinte, chega o Dr. Roberto de Arruda Almeida, radioterapeuta, e por interferência de Antônio Servantes, à frente de um grupo de médicos, consegue a doação de um terreno da Prefeitura Municipal, sendo prefeito o Sr. Paulo Constantino. 
No local foi instalado o Instituto de Radioterapia.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Presidente Prudente começou a trabalhar ativamente na prevenção do câncer ginecológico, indo com ambulatórios ambulantes para a periferia. Montou sua sede e hoje tem um Centro de Repouso, onde recebe pacientes da região para tratamento químio e radioterápico. 
Esta Rede criou instituições similares na região: Rancharia, Presidente Epitácio, Adamantina, Osvaldo Cruz, Dracena, Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio. 
Mais tarde, o Estado encampou a prevenção, porém as voluntárias da Rede continuam suas atividades até hoje.
O primeiro trabalho científico sobre o assunto, em Presidente Prudente, foi realizado em 1976, pelos Drs. Edvar da Costa Galvão, Nilda Galvão e Antônio Plácido Pereira, com o título de "Análise estatística e comparativa de 1662 exames preventivos de câncer do colo do útero em clínica particular". 
Foi apresentado no Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Cervical Uterina e Colposcópia em 27/06/76, no Rio de Janeiro, e publicado na Revista de Ginecologia Brasileira vol. 9 nº, set/out. de 1977.
Em 1985, Dr. José Renato Sampaio Tosello apresentou Dissertação de Mestrado sob o título "Estudo das ocorrências das lesões displásicas e do carcinoma do colo uterino na 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo", junto ao Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de São Paulo.
Nos dias atuais, a prevenção e o tratamento do câncer ginecológico e de mama são realizados em toda a população. 
O tratamento do câncer de mama ganhou novo impulso com a entrada do Instituto de Radiologia realizando mamografias, ultrassonografias, agulamento e PAAF com auxílio de ultrassonografia.
 
Fonte: Emubra
 

Nenhum comentário: