quinta-feira, 24 de março de 2016

LULA PENSA QUE MORA EM CUBA. VAMOS TER QUE ENSINAR-LHE QUE NÃO. E NÃO ADIANTA FUNGAR!

LIBERDADE DE IMPRENSA É ISSO.
 
Lula não terá direito a resposta no JORNAL NACIONAL por reportagem sobre denúncia do MP/SP.
Para juízo da 7ª vara Cível de São Bernardo do Campo/SP, contraditório prévio em veículos de imprensa "não é ditame jurídico, é preceito ético".
23 de março de 2016, in "Migalhas".

O juiz de Direito Fernando de Oliveira Domingues Ladeira, da 7ª vara Cível de São Bernardo do Campo/SP, negou pedido de direito de resposta formulado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a Globo, por reportagem veiculada no Jornal Nacional.
Na ação, o petista narra que no dia 10/3 foi ao ar uma matéria de 9 minutos que tratava da denúncia apresentada pelo MP/SP contra ele, na qual houve "inequívoca publicidade opressiva, apta a desequilibrar a relação processual e potencializar a acusação estatal comprometendo a própria garantia do devido processo legal".
Lula afirma que não houve observância do contraditório, pois não foi procurado pelo Jornal Nacional, e que seu pedido de resposta encaminhado no dia posterior à matéria não foi atendido, motivo pelo qual recorreu à Justiça.



Na decisão, o magistrado pondera que autorizar o direito de resposta em decorrência da narrativa feita pelo veículo de comunicação de trechos da denúncia, ainda que mediante o uso de recurso de computação gráfica, é imputar responsabilidade objetiva "que não se coaduna com o sistema de direitos e garantias constitucionais neste particular".
O contraditório prévio em veículos de imprensa, segundo o juiz, "não é ditame jurídico, é preceito ético", confere credibilidade à matéria, melhor assegura a compreensão dos fatos, mas sua não observância não gera automática viabilidade de intromissão do Estado na imprensa, sob pena de "odiosa prática indireta de censura".

-------------- "Ainda que seja compreensível a revolta daquele que se reputa inocente ao ver seu nome envolvido em denúncia por suposta prática de crimes graves divulgado em rede nacional, isto, por si, não gera a responsabilidade do mensageiro, da imprensa, mas eventualmente daquele que agiu em desacordo com seus deveres profissionais, se for o caso, jamais da imprensa e dos jornalistas."

O escritório Affonso Ferreira Advogados atuou na causa em favor da Globo Comunicação e Participações.

Processo: 1005915-14.2016.8.26.0564

Confira a íntegra da decisão.
 

Nenhum comentário: