segunda-feira, 21 de março de 2016

VAI PARA O PANTEÃO

Em tempos nos quais uma figura preconceituosa como Donald Trump aparece com chances de se tornar presidente dos Estados Unidos, o atual ocupante da Casa Branca, Barack Obama, toma um bonde diferente e mais uma vez faz história. Obama pôs os pés em Cuba neste domingo, para uma viagem de três dias, e se tornou o primeiro presidente dos EUA a visitar a ilha desde 1928. 
A viagem tem caráter mais simbólico do que prático, já que os próprios cubanos não esperam grandes mudanças políticas no país comunista controlado pelos irmãos Castro. 
Obama, entretanto, deixará bem encaminhado um novo tempo de aproximação entre os dois países, que poderá avançar celeremente caso ele seja sucedido por sua colega de partido, Hillary Clinton, embora o avanço mesmo se dará quando Raúl e seu irmão Fidel passarem desta para uma ilha melhor. 
O que fica desta viagem, ao final, é que Barack Obama já escreveu seu nome na história, como um governante que investe e se esforça pelo diálogo, mas que, quando tem que endurecer, o faz sem vacilações. 
Um grande presidente.
 
Blog do Jefferson

Nenhum comentário: