sábado, 12 de agosto de 2017

RELEMBRANDO GETÚLIO

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No dia 7 de agosto de 1941, o então presidente Getúlio Vargas foi eleito com 33 votos para ocupar o lugar de Alcântara Machado na cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras, vindo a tomar posse no dia 29 de dezembro de 1943.
Este texto de sua autoria foi retirado do site oficial da mesma:
 
UNIÃO SAGRADA DOS BRASILEIROS

Brasileiros! Debruçai-vos sobre o mapa da nossa Pátria! Observai o imenso domínio de que se apoderaram os nossos maiores, desprezando vicissitudes, retemperando o caráter, a cada hora, nas lides contra os acidentes naturais, recuando as raias da superfície geográfica até aos pendores da cordilheira dos Andes, galgando montanhas, transpondo caudais, varando saltos e cachoeiras, rompendo estradas em regiões inóspitas, drenando pântanos e alagadiços e assentando os alicerces de uma Nação de cerca de nove milhões de quilômetros quadrados!
Essa epopeia, entretanto, é sobrepujada por outra ainda mais impressionante e que deve encher de justo orgulho a todos vós. A manutenção da unidade brasileira constitui fenômeno sem paralelo na história dos povos modernos. 
O centrifugismo foi a lei que imperou em nosso Continente. Enquanto, ao longo das nossas lindes, os vice-reinados espanhóis se desagregavam, decompondo-se em dezenas de Estados; enquanto, na Europa e na Ásia, poderosos impérios se desarticulavam, mantínhamos com inquebrantável fidelidade o ritmo da nossa união sagrada. 
Nada nos separou, nada teve o dom de afrouxar os elos que nos soldam numa cadeia indivisível. 
A unidade brasileira é um dogma inviolável e um exemplo que nos servirá de bússola no rumo do porvir.
(Discurso pronunciado na Esplanada do Castelo, por ocasião da cerimônia do Juramento à Bandeira, a 7 de Setembro de 1934. In: A Nova Política do Brasil, vol. III, 1938.)

Nenhum comentário: