quarta-feira, 9 de agosto de 2017

TÚMULOS VIOLADOS EM ITAPETININGA


G1: Vândalos invadem cemitério e violam túmulos em Itapetininga. Um crânio foi retirado do local e arremessado para fora do cemitério. Em 15 dias, pelo menos nove túmulos foram violados.
Vândalos invadiram o Cemitério Municipal São João Batista, na Vila Hungria, em Itapetininga (SP) e violaram pelo menos nove túmulos, em menos de 15 dias.
No último sábado (5), foram cinco ocorrências. Em um dos casos, a laje foi quebrada, um crânio de um cadáver foi retirado do local e arremessado para fora do cemitério. O crânio foi encontrado por pessoas que moram próximas ao local.
Em nota, a prefeitura disse que a Guarda Civil Municipal realiza rondas em torno do cemitério para aumentar a segurança da região.



O cadeado que protege o ossário foi estourado e parte dos restos mortais foram retirados e espalhados pelo cemitério. Todos os ossos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) para perícia.



Além de mexerem nos restos mortais, os vândalos queimaram flores e furtaram objetos. Foi o que aconteceu no túmulo da família do aposentado Walter Luiz de Oliveira, onde duas imagens foram furtadas.
“Ficamos preocupados com o que está acontecendo, pois é o túmulo onde nossos familiares estão enterrados”, lamenta Oliveira.



Segundo os responsáveis pela administração do cemitério, o local tem apenas um vigia que trabalha até meia noite, por isso, acreditam que as ocorrências estejam acontecendo durante a madrugada. Informou também que os responsáveis pelos túmulos estão sendo avisados.
De acordo com o delegado Marcus Tadeu, quem faz isso comente dois crimes e a pena pode chegar a seis anos de prisão.
“Primeiro é um dano ao patrimônio público, pois causou diversos danos no cemitério, inclusive em túmulos. E segundo é um crime de desrespeito ao morto, pela total falta de dignidade em relação aos entes queridos das pessoas que estão enterrados”, afirma o delegado.


Aposentado Walter Luiz de Oliveira está preocupado com túmulo da sua família.


 
Caso aconteceu no cemitério São João Batista em Itapetininga Fotos: Reprodução TV TEM. 

Nenhum comentário: