sábado, 23 de fevereiro de 2019

CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE JOGAM FORTNITE ESTÃO AJUDANDO O CRIME ORGANIZADO. COMO?

Como crianças jogando Fortnite estão ajudando o crime organizado.
Um investigação do jornal The Independent sobre o mercado negro de V-bucks (moeda do Fortnite) revela a escala das operações de lavagem de dinheiro.
Publicado por Guilherme Schaun

Criminosos estão usando a moeda interna do jogo Fortnite (V-bucks), que é um dos maiores e mais jogados jogos virtuais dos últimos tempos, para lavar dinheiro, segundo The Independent.
O jogo online, de estilo battle royale, tornou-se popular entre crianças e adolescentes pois é gratuito para jogar e está disponível em todas as principais plataformas hoje. 
O dinheiro gasto no jogo está atrelado a roupas e designs de personagens, que são modificáveis. 
No jogo, o usuário pode comprar trajes e modificações estéticas para armas e outros itens, o que se tornou um meio de lavar dinheiro atrativo aos cybercriminosos.
Cartões de crédito roubados/furtados estão sendo utilizados corriqueiramente para comprar a moeda do jogo - utilizada para adquirir os itens esteticamente modificáveis - na loja interna do jogo. 
Após a primeira operação, as moedas são revendidas com preços mais baixos aos jogadores, tornando o dinheiro efetivamente "limpo" e pronto para livre circulação no mercado de capitais.
Uma investigação da revista britânica The independent no mercado negro de V-bucks, junto da empresa de seguridade virtual Sixgill, revelou a escala das operações de lavagem de dinheiro.
As moedas com desconto estão sendo vendidas a granel na dark web - uma seção escondida da internet apenas acessível para especialistas -, bem como em porções menores na internet comum, com anúncios em redes sociais como Instagram e Twitter.
Apresentando-se como potenciais compradores, os agentes da Sixgill descobriram operações internacionais conduzidas em chinês, russo, espanhol, árabe e inglês.
"Criminosos estão fraudando cartões de crédito e adquirindo dinheiro a partir do sistema do Fortnite com impunidade" contou Benjamin Preminger, um analista de inteligência sênior da Sixgill, em relato à The Independent.
Com mais de 200 milhões de jogadores no mundo, o jogo gerou um lucro de 3 bilhões de dólares em 2018 para a Epic Games, desenvolvedora do jogo.


O lucro dos criminosos com lavagem de dinheiro a partir do jogo ainda é indeterminado, já que a Sixgill apurou que itens do Fortnite arrecadaram no Ebay mais de 250 mil dólares em um período de 60 dias ano passado, por exemplo.
Dentre outras descobertas da Sixgill está a correlação entre as menções de Fortnite na dark web e o crescimento do rendimento financeiro do jogo.
Um vendedor da dark web visto pela The Independent afirma que oferece V-bucks com desconto como forma de caridade. "Eu sou rico para c***lho", ele escreveu na descrição do produto, "agora é hora de dar de volta à deep webcom uma quantidade absurda de desconto".


O vendedor aceita criptomoedas como pagamento, o que dificulta a fiscalização e rastreamento pelas autoridades policiais e agências reguladoras.
Outra pesquisa, em separado, conduzida pela equipe de TI da Zerofox,encontrou 53 mil incidências de golpes virtuais relacionados a Fortnite entre início de setembro e início de outubro de 2018. 
Há uma estimativa de que 86% dos golpes foram inicialmente compartilhados em redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.
A desenvolvedora do jogo, Epic Games, não respondeu à tentativa de contato da The Independent e especialistas em segurança afirmam que ela não está fazendo o suficiente para prevenir atividade ilegal na sua plataforma.
"Epic Games não parece estar tentando evitar de nenhuma maneira mais séria a atividade criminosa evolvendo Fortnite, como lavagem de dinheiro e outros", disse o Sr. Preminger.
"Enquanto terminar permanentemente com esse tipo de atividade criminosa é extremamente difícil, vários passos poderiam ter sido tomados para mitigar o fenômeno, incluindo monitoramento de transferências de alto valor dentro do jogo, identificação de jogadores com altas quantias de V-bucks e compartilhamento de informações com agências de fiscalização pertinentes"


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