terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

RIO DE JANEIRO: SNIPERS DEVERÃO SER INVESTIGADOS

Imagem relacionada


Segundo O GLOBO, a Human Rights Watch (HRW) pediu nesta segunda-feira que o Ministério Público estadual e a Polícia Federal assumam as investigações sobre os assassinatos em Manguinhos supostamente cometidos por snipers posicionados na Cidade da Polícia.
Os casos vêm sendo investigados pelo Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP) desde o último dia 14. Entretanto, os trabalhos do órgão dependem do apoio da Polícia Civil, que é responsável pela Cidade da Polícia e poderia influenciar nas investigações.
Na nota, a HRW relembra que, em 2017, uma decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos determinou que o Brasil garanta que as investigações de homicídios supostamente cometidos pela polícia sejam conduzidas por um “órgão independente e diferente da força pública envolvida no incidente".
"A polícia civil tem um histórico ruim de investigação sobre mortes cometidas por policiais", escreveram representantes da ONG no texto encaminhado à imprensa. 
Na nota, eles lembraram ainda que muitas das mortes causadas pela polícia se revelam execuções extrajudiciais após investigações.

Nenhum comentário: