sexta-feira, 17 de agosto de 2012

QUEM FOI ANTONIO MOREIRA DA SILVA?

ANTONIO MOREIRA DA SILVA É PATRONO DE UMA CADEIRA NO INSTITUTO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E GENEALÓGICO DE SOROCABA E DE OUTRA CADEIRA NO INSTITUTO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E GENEALÓGICO DE ITAPETININGA; ESTA, OCUPADA POR CHRISTIAN PEREIRA DE CAMARGO E AQUELA PELO HISTORIADOR RENATO FERREIRA DE CAMARGO, AUTOR DESTA BIOGRAFIA:


NASCEU EM SOROCABA, EM 09 DE NOVEMBRO DE 1851. FILHO DE IGNÁCIO MOREIRA DA SILVA (O PRIMEIRO OU SEGUNDO HOTELEIRO DE SOROCABA) E ROSA MARIA DE OLIVEIRA. PRINCIPIOU SEUS ESTUDOS SOB A DIREÇÃO DO PROFESSOR GUERRA SOUZA. APRENDEU LATIM E FRANCÊS COM LUÍS AUGUSTO DE VASCONCELOS E GEOGRAFIA, HISTÓRIA, GEOMETRIA E FILOSOFIA COM FRANCISCO DE PAULA OLIVEIRA ABREU. EM 1867, FUNDOU, EM SOROCABA, O CLUBE PALESTRA, ONDE NESSE MESMO ANO, LEU O SEU “MANIFESTO REPUBLICANO”. ABOLICIONISTA.
TOMOU PARTE NAS SESSÕES DO RECREIO INSTRUTIVO DE SOROCABA, ASSOCIAÇÃO EM QUE DISCUTIAM TESES DE HISTÓRIA, FILOSOFIA E POLÍTICA, COM BARATA RIBEIRO, UBALDINO DO AMARAL, COSTA ABREU, ÉSQUILO DO AMARAL, PAULA GOMES, ETC. TRANSFORMOU A SOCIEDADE GERMÂNIA NO GABINETE DE LEITURA SOROCABANO, ONDE FOI SECRETÁRIO E BIBLIOTECÁRIO. COMO JORNALISTA, MOREIRA DA SILVA ESTREOU NO “SOROCABANO”, TENDO TEXTOS PUBLICADOS NO “ARAÇOYABA” E DO “YPANEMA”.
EM 1873 MUDOU-SE PARA ITAPETININGA, FUNDANDO O JORNAL “MUNICÍPIO” (O PRIMEIRO JORNAL). REGISTRA-SE NESTE PERÍODO TAMBÉM A FUNDAÇÃO DE “O CORISCO”, DE SUA PROPRIEDADE, UM JORNAL HUMORÍSTICO. COM PEDRO AUGUSTO MERGERES, JOSÉ PEREIRA MESTRE E OUTROS, MOREIRA DA SILVA CRIOU EM ITAPETININGA A “ESCOLA DO POVO”, LECIONANDO GRATUITAMENTE PARA HOMENS LIVRES E ESCRAVOS. EM ITAPETININGA CASOU-SE COM MARIA LEOPOLDINA MOREIRA DA SILVA, FILHA DO CORONEL ANTONIO JOAQUIM DA SILVEIRA, DESCENDENTE DOS FUNDADORES DA CIDADE. EM 25 DE DEZEMBRO DE 1875 FUNDOU O PARTIDO MUNICIPAL, O PRIMEIRO NESSA LINHAGEM NO BRASIL.
EM TATUÍ CHEGOU NO ANO DE 1878, ONDE FUNDOU A FOLHA “PROGRESSO DE TATUHY”, O PRIMEIRO JORNAL LOCAL. FOI DELEGADO DE POLÍCIA E PRESIDENTE DA INTENDÊNCIA MUNICIPAL (QUE NA ÉPOCA ADMINISTRAVA O MUNICÍPIO). AJUDOU A FUNDAR O GABINETE DE LEITURA TATUHYENSE, AO LADO DE OUTROS CIDADÃOS. PARTICIPOU EM 1885, DA FUNDAÇÃO DO “ASILO DE CARIDADE”, A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR DE TATUÍ, PARA ABRIGAR OS PORTADORES DO “MAL DE HANSEN”.
EM 3 DE ABRIL DE 1887, FUNDOU O PARTIDO REPUBLICANO DE GUAREHY, HOSPEDANDO-SE NA CASA DO AVÔ DE ALUÍSIO DE ALMEIDA. MOREIRA DA SILVA POR VÁRIAS VEZES VIAJAVA A GUAREHY.
DEDICOU-SE A ADVOCACIA. ERA MAÇON GRADUADO. FOI O FUNDADOR E O PRIMEIRO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO LIVRE PENSAMENTO. PERTENCEU AO INSTITUTO HISTÓRICO DE SÃO PAULO. MUDOU PARA A CIDADE DE SÃO PAULO EM 1890, APÓS SE ELEGER DEPUTADO GERAL (DEPUTADO FEDERAL), ONDE VEIO A FUNDAR O JORNAL “DEMOCRATA FEDERAL”. POR QUATRO LEGISLATURAS FOI DEPUTADO GERAL. BOM TRIBUNO, SEMPRE DEFENDEU O MUNICIPALISMO NO CONGRESSO NACIONAL. PARTICIPOU, COMO DEPUTADO, DA ELABORAÇÃO DA PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL.
EM 1906 FOI DERROTADO NAS ELEIÇÕES, NA BUSCA DE SUA TERCEIRA REELEIÇÃO. CONCORREU DE FORMA INDEPENDENTE, POIS FOI PRETERIDO PELO PARTIDO REPUBLICANO. MOREIRA DA SILVA SEMPRE ESTEVE À ESQUERDA EM SEUS PENSAMENTOS E AÇÕES NO CONGRESSO NACIONAL E ISSO LHE FEZ COLECIONAR PODEROSOS INIMIGOS POLÍTICOS. VOLTOU ÀS LIDES JORNALÍSTICAS.
VIÚVO E DOENTE, ANTONIO MOREIRA DA SILVA MORREU EM CURITIBA, AOS 69 ANOS, NA CASA DA FILHA ADALGISA, EM 03 DE MARÇO DE 1920. NÃO DEIXOU BENS MATERIAIS, APENAS SUA EXEMPLAR HISTÓRIA DE VIDA. MORREU POBRE.

Nenhum comentário: