domingo, 5 de maio de 2013

A SANTINHA DE BAEPENDI




O próprio Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, foi o representante do Papa Francisco na cerimônia de beatificação da Venerável Nhá Chica realizada ontem, às 15 horas na cidade de Baependi, no Estado de Minas Gerais.
Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, nasceu em 26 de abril de 1810, na cidade de Santo Antônio do Rios das Mortes, distrito de São João Del Rey, em Minas Gerais. 
Era filha da escrava Izabel Maria, solteira. 
Teve um irmão, Teotônio Pereira do Amaral, que ficou muito rico; com sua morte, Nhá Chica herdou sua herança, mas distribuiu tudo: parte para os pobres e parte para construção de uma capela à Imaculada. 
Nhá Chica levou uma vida dedicada à caridade e à oração; típica beata, jamais se casou, tendo falecido no dia 14 de junho de 1.895.
A senhora Maria da Paz, esposa do senhor Teófilo Moisés, saudosos moradores em São Miguel Arcanjo, possuía na parede de sua sala uma fotografia da beata Nhá Chica. 
E dizia com muito orgulho que a santinha de Baependi era descendente de escrava da família do Tenente Urias, um sertanista também nascido em Baependi.

Nenhum comentário: