quarta-feira, 8 de maio de 2013

TODOS FORAM HOMENAGEADOS, O HOSPITAL SÃO MIGUEL ARCANJO FOI INAUGURADO, MAS ATÉ AGORA...

Diário Oficial do Estado de São Paulo de 10.01.2013


610ª SESSÃO SOLENE

20/08/2012

O SR. PRESIDENTE (José Police Neto - PSD) - Está aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. 
A presente sessão solene destina-se à entrega da Salva de Prata em homenagem à Beneficência Nipo-Brasileira, nos termos do Decreto Legislativo nº 21, de 25 de abril de 2012, de autoria do Vereador Victor Kobayashi, que contou com a aprovação unânime dos Srs. Vereadores desta Casa. 
Passo a palavra à Sra. Cecilia de Arruda, Chefe do Cerimonial do Palácio Anchieta, para a condução dos trabalhos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Senhoras, senhores, autoridades, sejam bem-vindos à Câmara Municipal de São Paulo. 
Para compor a Mesa, convidamos: o então Vereador Victor Kobayashi, proponente da homenagem; Yoshiharu Kikuchi, presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo; Masahiko Kobayashi, Cônsul-Geral Interino do Japão em São Paulo; Antonio Celso Mossin, prefeito da cidade de São Miguel Arcanjo; Deputado Walter Ihoshi; Paulo Kron Psanquevich, coordenador da Gerência Hospitalar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo; Masaki Kondo, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil; Yoshihiro Sawada, presidente da Jetro, Japan External Trade Organization; Kihatiro Kita, presidente do Bunkyo, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social; Akinori Sonoda, presidente do Kenren, Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil e Prof. Kokei Uehara, presidente da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. 
Convidamos todos para, de pé, ouvirmos os Hinos Nacionais Japonês e Brasileiro, executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, regida pelo Maestro Subtenente Fonseca...
A SRA. CECILIA DE ARRUDA - A Câmara Municipal de São Paulo agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo e ao Maestro Subtenente Fonseca. 
Ouviremos as palavras do Vereador José Police Neto, presidente da Câmara Municipal de São Paulo.
O SR. PRESIDENTE ( José Police Neto - PSD) - Ao cumprimentá-los o faço na pessoa do presidente da Beneficência Nipo-Brasileira, Sr. Kikuchi. Muito obrigado por ter aceito o convite da homenagem do Parlamento, que representa o povo de São Paulo. Mas a palavra deve impor a verdade e a verdade, neste Parlamento, é que os 54 Srs. Vereadores aceitaram, em nome dos 11 milhões de habitantes da nossa Cidade, a proposta apresentada pelo Vereador Victor Kobayashi. 
Por isso, a presidência deve ser administrada, nesta noite, por ele que conduzirá todos os nossos trabalhos. Tenho certeza de que o fará na plenitude, porque, durante o período em que dividiu este Plenário conosco, trouxe a honra da sua família, da sua cultura e do seu povo à cidade de São Paulo. 
Boa noite a todos. Muito obrigado pela presença. Assume a presidência o Sr. Victor Kobayashi.

A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Registramos e agradecemos a presença dos Srs. Dalton Fernando Pagianotto, secretário municipal de Saúde de São Miguel Arcanjo; Roberto Furuya, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de São Miguel Arcanjo; Saburo Sakawa, vice-presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo; Akeo Uehara Yogui, vice-presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo; Muraji Mori, vice-presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo; Jun Suzaki, diretor-executivo da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo; Hiroshi Endo, diretor-executivo da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo; Shuji Nishikawa, presidente da Associação Cultural e Esportiva da Colônia Pinhal; Sadao Onishi, presidente do Brasil Hyogo Kenjinkai; Casuo Kodawara, presidente da Associação Cultural e Recreativa de São Miguel Arcanjo; José Taniguti, diretor-presidente da Associação Pró-Excepcionais Kodomo-No-Sono; Reimei Yoshioka, presidente da Assistência Social Dom José Gaspar; Tsukasa Igarashi, presidente da Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões; Hirofumi Ikesaki, presidente da ACAL, Associação Cultural e Assistencial da Liberdade; Ichiro Amano, diretor-presidente da Yakult; Hiromu Ohnishi, presidente do Centro Cultural Hiroshima do Brasil; Valter T. Sassaki, presidente do Nippon Country Club; Orlando Kenji Shimada, presidente da Associação Brasileira de Taiko; Julio Kosaka, presidente da BSGI; Fábio Massao Kawauchi, vicepresidente Nacional 2012 da JCI; Tamio Obuchi, vice-presidente da Associação Gunma-ken; Takao Yamada, representando o Sr. Tsuneo Yamamoto, presidente da Associação Nova Bandeirante de Tiro ao Alvo; Raul Takaki, diretor-presidente do jornal Nippak; Jorge Yamashita, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Bunkyo. 
Recebemos diversas mensagens cumprimentando-nos pelo evento, dentre as quais destacamos as dos Srs. Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo; Guilherme Afif Domingos, Vice-Governador do Estado de São Paulo; Gilberto Kassab, Prefeito da cidade de São Paulo; Alda Marco Antonio, Vice- Prefeita da cidade de São Paulo e Secretária Municipal de Assistência Social; Deputado Barros Munhoz, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Desembargador Newton de Lucca, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região; Conselheiro Edson Simões, Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; Cel. PM Benedito Roberto Meira, Secretário-Chefe de Estado da Casa Militar; Sidney Beraldo, Secretário-Chefe de Estado da Casa Civil; Davi Zaia, Secretário de Estado de Gestão Pública; Julio Semeghini, Secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional; Rodrigo Garcia, Secretário de Estado do Desenvolvimento Social; José Aníbal, Secretário de Estado de Energia; Giovanni Guido Cerri, Secretário de Estado da Saúde; Edmur Mesquita, Secretário-Adjunto de Estado de Desenvolvimento Metropolitano; Marcelo Mattos Araújo, Secretário de Estado da Cultura; Mônika Bergamaschi, Secretária de Estado de Agricultura e Abastecimento; Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Bruno Covas, Secretário de Estado do Meio Ambiente; Edson Giriboni, Secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos; Cláudio Lembo, Secretário Municipal dos Negócios Jurídicos; Carlos Augusto Calil, Secretário Municipal de Cultura; Antonino Grasso, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Dráusio Barreto, Secretário Municipal de Serviços; Vereadores da Câmara Municipal de São Paulo: Adilson Amadeu, Alfredinho, Atílio Francisco, Aurélio Nomura, Chico Macena, Claudinho de Souza, Claudio Fonseca, Dalton Silvano, Edir Sales, Eliseu Gabriel, Francisco Chagas, Goulart, José Américo, Juscelino Gadelha, Dr. Milton Ferreira, Milton Leite, Natalini, Netinho de Paula, Paulo Frange, Quito Formiga, Sandra Tadeu, Toninho Paiva e Ushitaro Kamia e João Grandino Rodas, Reitor da Universidade de São Paulo. 
Convidamos os presentes para assistirmos ao vídeo em homenagem à Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo.

- Apresentação audiovisual.

A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Convidamos para o seu pronunciamento o Deputado Walter Ihoshi.

O SR. WALTER IHOSHI - Boa noite. É com prazer muito grande que hoje estamos na Câmara Municipal de São Paulo para participar da sessão solene para entrega da Salva de Prata em homenagem à Beneficência Nipo-Brasileira, o Enkyo. A Salva de Prata é uma homenagem muito importante, é a maior que a Câmara Municipal faz a uma entidade. Hoje, estamos homenageando o Enkyo. 
Quero cumprimentar o nosso presidente, Sr. Yoshiharu Kikuchi e, na sua pessoa, toda a diretoria, os voluntários e a equipe da Beneficência Nipo-Brasileira, o Enkyo, que está em todo o Estado. 
Essa é uma iniciativa do nosso querido Vereador Victor Kobayashi, com o respaldo do Presidente da Câmara Municipal, Vereador José Police Neto. O Vereador Victor Kobayashi está de parabéns pela iniciativa e pela sensibilidade em prestar essa homenagem a uma entidade tão importante da nossa comunidade. O Vereador Victor permaneceu por pouco tempo nesta Casa, mas nesse tempo demonstrou sua competência e seu trabalho apresentando projetos e também representando a Câmara Municipal em Taiwan, na Ásia, enquanto esteve como Vereador. 
Portanto, Victor, muito sucesso em seu trabalho. Parabéns a você, que segue os passos de seu pai, do nosso saudoso Deputado Paulo Kobayashi. 
Quero também saudar as autoridades presentes, começando pelo Sr. Masahiko Kobayashi, Cônsul-Geral em Exercício do Japão em São Paulo, um grande parceiro, uma pessoa que admiramos por seu trabalho, por sua dedicação e que representa muito bem, neste momento, o Consulado-Geral do Japão no nosso Estado; o Dr. Kihatiro Kita, presidente do Bunkyo e, em seu nome, todas as entidades nipo-brasileiras presentes. 
Quero saudar o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Sr. Masaki Kondo e, na sua pessoa, todos os empreendedores presentes e os Srs. Akinori Sonoda, presidente do Kenren; Yoshihiro Sawada, presidente da Jetro; meu querido amigo, Dr. Paulo Kron, da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo, nosso parceiro e companheiro de várias jornadas. Parabéns pelo seu trabalho. 
Quero cumprimentar meu querido amigo, Prefeito do Município de São Miguel Arcanjo, Antonio Celso Mossin e parabenizá-lo também pela parceria que estabeleceu com o Enkyo. Saúdo o nosso sempre e querido presidente da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, Prof. Kokei Uehara. 
Nesta noite, estamos prestando esta homenagem a uma entidade fundada em 1959 e que hoje possui cerca de 12 unidades espalhadas pelo Estado. Talvez, a unidade mais conhecida seja o Hospital Nipo-Brasileiro, que vi nascer e que teve muito apoio do Governo Japonês com equipamentos, com gente, com capacitação e que hoje é uma referência naquela região. Há também o Yassuragi Home, em Guarulhos, que se dedica à ação psicossocial; o Akebono Home, em Guarulhos; o Kosei Home, em Santos; o Ipelândia Home, em Suzano e o Sakura Home, em Campos do Jordão. Todas essas entidades são dedicadas, cada uma, a sua especialidade, mas também à ação social. 
A Beneficência Nipo-Brasileira é marcada pelo trabalho voluntário de muitas pessoas, como os da comunidade nipo-brasileira. Sabemos que, hoje, manter uma atividade social não é fácil, sobretudo com cunho filantrópico. Quantas e quantas vezes, temos participado de bazares e de ações que visam a captação de recursos para a manutenção dessas entidades. Hoje vimos, por meio da apresentação de vídeo, a grandiosidade e a capilaridade de tantas unidades - são 12 - em várias regiões do nosso Estado que se dedicam a essa atividade. Não imaginava a extensão do trabalho da Beneficência Nipo-Brasileira. P
ortanto, venho parabenizar a dedicação dessa diretoria competente, das pessoas que trabalham no dia a dia em todas as unidades e, sobretudo, a dedicação de tantos voluntários que valorizam a nossa comunidade nipo-brasileira e prestam um serviço para a sociedade brasileira. Essa é a marca da imigração japonesa, dos japoneses que vieram para cá e de seus descendentes que ajudaram a construir um Brasil melhor. 
Parabéns, Vereador Victor Kobayashi! V.Exa, mais uma vez, brilha nesta noite e valoriza essa entidade que merece o nosso reconhecimento e o nosso apoio. 
Muito obrigado. 
A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Convidamos para o seu pronunciamento o Sr. Kihatiro Kita.

O SR. KIHATIRO KITA - Boa noite, minhas senhoras e meus senhores. 
Inicialmente, gostaria de cumprimentar o Vereador Victor Kobayashi, proponente da homenagem desta noite e também presidente desta sessão solene; o Deputado Walter Ihoshi; o Cônsul-Geral em Exercício do Japão em São Paulo, Sr. Masahiko Kobayashi; o Sr. Presidente Yoshiharu Kikuchi, do Enkyo, o homenageado desta noite, as demais autoridades que compõem a Mesa e também os que estão no plenário, líderes da comunidade, autoridades e amigos. 
É com imensa satisfação que participamos desta solenidade de outorga da Salva de Prata à Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Enkyo. 
O Enkyo, que durante muitos anos esteve sediado no Edifício Bunkyo, desempenha, desde o seu nascedouro, um respeitável papel na área de assistência médica e social, principalmente, junto à comunidade nipo-brasileira. No âmbito da atuação do Bunkyo, o Enkyo tem sido um importante parceiro, que sempre somou esforços para a realização de campanhas beneméritas e de eventos de cunho sociocultural. 
A história do relacionamento entre as duas entidades remonta à década de 1960. Nessa ocasião, o Enkyo incorporou o serviço de encaminhamento profissional, que era mantido pelo Bunkyo. E sabemos que, rapidamente, as necessidades foram se diversificando e os desafios do Enkyo foram se ampliando. Hoje, o Enkyo é responsável pela administração de uma rede de atendimento médico e assistência social e ocupa o posto de uma das mais destacadas entidades da nossa comunidade. 
Portanto, nesta noite solene, da outorga da mais importante condecoração de reconhecimento da municipalidade paulistana a uma entidade, queremos somar nossa homenagem e exprimir a nossa mais profunda gratidão ao Enkyo. 
Quero agradecer a dedicação dos voluntários e associados que, sem medir esforços, lutam para proporcionar condições para a manutenção e crescimento da entidade e, também, a dedicação dos profissionais que colocam sua competência à melhoria desta entidade. 
Ao finalizar, desejamos também parabenizar a Câmara Municipal de São Paulo, seus Vereadores e, em especial, o autor do Decreto Legislativo, o Vereador Victor Kobayashi, por proporcionar essa merecida homenagem. 
Muito obrigado. 
A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Convidamos para o seu pronunciamento o Sr. Dr. Paulo Kron Psanquevich.

O SR. PAULO KRON PSANQUEVICH - Boa noite. Em nome da Secretaria Municipal de Saúde, gostaria de cumprimentar o Vereador José Police Neto, Presidente da Câmara Municipal e que passou o bastão ao Vereador Victor Kobayashi, que tão honrosamente nos presenteia com a Salva de Prata para o Hospital Nipo-Brasileiro. 
Quero cumprimentar o Victor novamente, porque, na verdade, nesse mês e meio em que ficou à frente da Câmara Municipal, nos presenteou também com muitas parcerias junto à Secretaria de Saúde. Represento, nesta solenidade, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Januário Montone e o Victor, quando estava em exercício, sempre conversava conosco sobre qual melhoria poderia fazer para a Saúde da Cidade. Ele, com certeza, desde o primeiro momento, fez muita força para ajudar o Hospital Nipo-Brasileiro - sou testemunha disso. O Victor nos visitou - estava presente, também, o Dr. Paulo Opperman, nosso amigo e Diretor do Hospital -, no sentido de saber o que o Hospital Nipo-Brasileiro precisava e o que a Secretaria de Saúde precisava. 
Na Prefeitura de São Paulo há muitas parcerias e o Hospital Nipo-Brasileiro é uma delas - no Sistema Único de Saúde, no SUS. Com certeza, nós nos qualificamos com os nossos parceiros, que nos ajudam a melhorar a saúde pública. Quero agradecer, particularmente, ao Victor Kobayashi por essa força que tem dado ao Hospital Nipo-Brasileiro. Isso precisa ser de conhecimento público. É preciso que todos saibam que o Victor tem dado muita força para o Hospital Nipo-Brasileiro. 
Quero cumprimentar o nosso Deputado Federal Walter Ihoshi, que é um grande parceiro da saúde, com várias emendas parlamentares. Para quem não sabe, elas são recursos públicos destinados à Secretaria da Saúde para melhorar determinada ação de saúde, hospital e Unidade Básica de Saúde, entre outras. 
Também quero cumprimentar um amigo, o Prefeito Mossin e saber dele sobre o hospital maravilhoso que a Beneficência Nipo-Brasileira está construindo em São Miguel Arcanjo. 
Parabéns pela unidade que vimos no vídeo. Realmente, isso mostra a beneficência que o Hospital Nipo-Brasileiro tem no interior, não só na cidade de São Paulo. 
Em nome de todas as lideranças nipo-brasileiras, quero cumprimentar o Dr. Yoshiharu Kikuchi, diretor-presidente da Beneficência Nipo-Brasileira, chefe do Paulo Opperman.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Convidamos para o seu 
pronunciamento de agradecimento o Sr. Yoshiharu Kikuchi.

O SR. YOSHIHARU KIKUCHI - Boa noite. Em nome da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, cumprimento todas as 
autoridades presentes na pessoa do Exmo. Vereador José Police 
Neto, presidente da Câmara Municipal de São Paulo; o Exmo. 
Vereador Victor Kobayashi; o Exmo. Sr. Masahiko Kobayashi, 
Cônsul-Geral Interino; o presidente Kihatiro Kita, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social; o 
Presidente Akinori Sonoda, da Federação das Associações das 
Províncias do Japão no Brasil; o presidente Masaki Kondo, da 
Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil; o Dr. Paulo 
Kron Psanquevich, da Secretaria Municipal da Saúde; o Sr. 
Yoshihiro Sawada, da Jetro de São Paulo; o Prof. Kokei Uehara, 
presidente da Associação para Comemoração do Centenário 
da Imigração Japonesa no Brasil; o Sr. Antonio Celso Mossin, 
prefeito da cidade de São Miguel Arcanjo; demais autoridades; 
senhoras e senhores que vieram prestigiar a Beneficência 
Nipo-Brasileira. É
 uma honra recebermos a Salva de Prata, principal honraria concedida por esta Casa, que é um pilar fundamental da organização democrática. Agradecemos ao Vereador Victor Kobayashi, autor do Decreto Legislativo nº 21, que propôs a entrega da comenda. 
A Beneficência Nipo-Brasileira foi fundada em 1959. Ofereceremos essa comenda ao fundador e aos pioneiros da imigração japonesa. Na verdade, são eles que merecem, não é a nossa atual diretoria, porque foram eles que lutaram, sonharam e migraram para o Brasil, trabalharam muito e enfrentaram vários problemas. Muitos adoeceram porque não estavam acostumados a esse tipo de trabalho, o clima e a comida eram diferentes e isso fazia com que não tivessem muita energia. Naquela época, trabalhavam com enxada, derrubando mato e tiveram de enfrentar vários problemas. Foram os pioneiros da imigração japonesa que lutaram pela atual Beneficência Nipo-Brasileira, ajudando, na área médica e social, pessoas com problemas de saúde, problema psicossocial, familiar e outros mais. 
Graças a Deus, esses pioneiros trabalharam tanto no Brasil que ganharam confiança, honestidade e dedicação. Hoje, recebemos essa Salva de Prata, grande honra da Prefeitura de São Paulo, e agradecemos profundamente por isso. 
Nas várias entidades mostradas no vídeo; como o Centro de Ação Social, o Hospital Nipo-Brasileiro, as casas de repouso, o centro psicossocial e a mais nova atividade: Centro de Ação Social Enkyo, Unidade Amami, projeto de integração para o autista. Precisamos trabalhar muito. 
Foi graças a toda a diretoria, aos associados e aos colaboradores que a nossa entidade, Beneficência Nipo-Brasileira, conseguiu ir para frente. Estamos trabalhando para dar atendimento ao SUS também. Todas as nossas conquistas de hoje são fruto do trabalho conjunto dos governos Brasileiro e Japonês. 
Agradecemos aos 14 mil associados, aos nossos diretores, conselheiros, funcionários, políticos e à sociedade; também ao Consulado Japonês, à Câmara de Comércio e Indústria Japonesa, ao Bunkyo, Kenren e a toda comunidade que demonstrou confiança em nosso trabalho. 
Assim, dividimos essa honraria com todos que, de alguma forma, contribuíram para que a Beneficência alcançasse seu objetivo de perpetuar-se como uma entidade que trabalha em benefício dos menos favorecidos. Temos certeza de que tudo valeu a pena. Hoje, somos uma entidade sólida, de sucesso e que investe no crescimento através dos novos projetos sociais de saúde por toda a nossa comunidade. Hoje, o nosso novo projeto está em São Miguel Arcanjo e estamos trabalhando no hospital do SUS, também, assim como em vários serviços do Hospital Nipo, com crianças carentes, com odontologia e pediatria. Diariamente, a sociedade brasileira está nos aceitando. 
Mais uma vez, agradecemos a todos. Agradeço pela comenda da Salva de Prata ao Vereador Victor Kobayashi, ao nosso fundador da Beneficência Nipo-Brasileira, a várias comunidades e colônias japonesas. Agradecemos a todos os colaboradores presentes. Finalmente, agradeço à Prefeitura de São Paulo e ao Cerimonial, na pessoa da Cecilia. 
A todos, muito obrigado. 
A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Para o encerramento desta solenidade, tem a palavra o presidente, Vereador Victor Kobayashi.
O SR. PRESIDENTE (Victor Kobayashi) - Novamente, quero agradecer à equipe do Cerimonial, à Cecilia de Arruda. Foram cinco homenagens realizadas, todas comandadas por essa Chefe do Cerimonial da Câmara Municipal de São Paulo e toda a sua equipe. Espero que consigamos realizar outros eventos nesta Casa. 
Agradeço muito a presença de todos vocês. 
Está encerrada a sessão.


Nenhum comentário: