sábado, 4 de maio de 2013

UM OUTRO LIVRINHO VERDE




































Frente e verso do livro escrito por Benedito Machado, onde conta a história da Freguesia de Nossa Senhora das Neves, depois Vila de Nossa Senhora das Neves de Iguape e, hoje, simplesmente Iguape.
Benedito lá nasceu e também tem um blog onde opina sobre várias coisas, por exemplo:  

CORRUPÇÃO

Lula e os petistas sabiam, como a maioria do povo brasileiro, que uma boa parte de nossa política é movida a corrupção: compra de votos, promessas de emprego, nepotismo e por aí vai. 
Só que eles exageraram na dose: comprar três dúzias de parlamentares não é coisa que passe despercebido, como também não passa despercebido o “cabidão” de empregos, na república petista, já que grandes empresas ainda estão nas mãos do governo. 
Em tudo isso, eles não inovaram, como dissemos, apenas exageraram.
Agora eles se queixam da “conspiração das elites”, expressão estúpida e irreal, pois a nossa, como qualquer outra elite econômica, é constituída por grupos que lutam uns contra outros, pelo domínio do mercado. 
As elites, nacionais ou internacionais, pouco estão se lixando que o governo seja deste ou daquele partido, desde que o grupo no poder não atrapalhe seus negócios. 
Também essas elites (nem sempre formadas pela “nobreza”), quando podem, “conspiram” junto aos poderes constituídos, comprando políticos e funcionários públicos, para melhor desempenho nos negócios. 
Vide “episódio Cachoeira”. 
O que também os petistas não esperavam é que o processo do mensalão começasse exatamente numa época de eleições, coisa que procuraram evitar, mas não conseguiram. 
Também os magistrados do STF (embora muitos de seus membros tenham sido nomeados por Lula) não se preocuparam (ou será que planejaram isso?) com o prejuízo que o maior julgamento de todos os tempos contra membros do governo constituído brasileiro, coincidisse com as eleições municipais. 
Agora o prejuízo já caminha a passos largos. 
E Lula, afastado do centro do poder, sofre na carne a bobagem que fez (sim, não há mais dúvidas sobre o autor real do mensalão; José Dirceu foi apenas o “pau mandado”!).

Nenhum comentário: