quarta-feira, 24 de julho de 2013

ADEUS ÀS UVAS EM PILAR DO SUL



Dois temporais que atingiram a região de Pilar do Sul, entre sábado (20) e domingo (21), causaram prejuízos a produtores rurais, principalmente, nas plantações de uva. As parreiras que estavam sendo preparadas para colheita no início de 2014 foram prejudicadas.
Na propriedade do agricultor Edivaldo Ferreira de Campos, os pés de uva que já estavam dando broto caíram com a força das pedras de gelo. O produtor estima uma perda de 80% na produção de 25 mil quilos do fruto. A colheita era prevista para fevereiro.
Em outra propriedade, na segunda-feira (22), no fim da tarde, ainda era possível encontrar blocos de gelo de granizo acumulado. O produtor Felipe Ferreira, que fez a poda antecipada garante que teve perda de 100% na plantação. Os brotos que já estavam bem desenvolvidos foram todos danificados. O prejuízo, segundo ele, é de aproximadamente R$ 20 mil.
O produtor ainda afirma que precisou fazer o corte de cerca de 100 pés que ficaram destruídos. Na propriedade dele são 800 pés de uva. O agricultor esperava uma produção de quase 40 mil quilos para a safra que se iniciaria em dezembro. Agora, o trabalho será a recuperação das plantas que sobraram. "Neste período, a gente esperava geada, nunca chuva com granizo", comenta.
Ainda em Pilar do Sul, segundo a Casa da Agricultura, as chuvas com granizo prejudicaram ainda as lavouras de legumes, verduras e, principalmente, de feijão. No caso das lavouras de verduras, a força da chuva prejudicou o plástico das estufas e atingiu as culturas.
Segundo o secretário da Agricultura, Antônio Nunes dos Santos, além do granizo, ventou muito forte. “É essa combinação de chuva e granizo que prejudica a lavoura”, explica Santos.
“Ainda não conseguimos quantificar os danos, mas posso adiantar que quem está produzindo o feijão foi prejudicado”, conclui.

Nenhum comentário: