terça-feira, 9 de setembro de 2014

CERTOS CANDIDATOS ENTRAM NA POLÍTICA PELO GALINHEIRO

O juiz auxiliar do TRE-SP Marcelo Coutinho Gordo aplicou multa de R$ 25 mil ao candidato a deputado estadual por Sorocaba, do Partido Ecológico Nacional (PEN), José Cabral da Silva Dias, conhecido como Dr. Cabral Dias, por propaganda eleitoral paga no Facebook. A legislação eleitoral não permite propaganda paga na internet.
Segundo a sentença, que confirma liminar concedida anteriormente proibindo a veiculação da propaganda, o candidato reconhece que contratou links patrocinados para conferir maior visibilidade a sua página. Ele alega que pretendia dar destaque a suas atividades profissionais. Mas para o juiz, o fato de os anúncios conterem menção expressa ao nome e número de urna do candidato, cargo pretendido, partido que integra e mote de campanha, caracterizou propaganda eleitoral.
A multa aplicada foi exatamente o valor da contratação (R$ 25 mil) para não "tolher da multa seu caráter sancionatório", pontua o magistrado. Além disso, para determinar a quantia, ele considerou ainda "a gravidade do proceder, a aptidão para repercutir no processo eleitoral e sobretudo a quantidade de anúncios patrocinados".
A representação foi proposta pela Procuradoria Regional Eleitoral. Cabe recurso ao TRE. A reportagem tentou contato com o candidato e ainda não obteve retorno.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba.

OBS: O advogado, professor e palestrante José Cabral da Silva, Dr. Cabral Dias, ora candidato a deputado, tem 50 anos de idade, é natural de Timbauba, Pernambuco. Divorciado, tem curso Superior completo, é do Partido Ecológico Nacional e exerceu o cargo de Diretor-Geral da Câmara Municipal de Sorocaba durante vários anos.

Nenhum comentário: