sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

CUIDADO COM O OMEPRAZOL

Especialistas alertam que o uso em excesso do medicamento omeprazol pode ser prejudicial à saúde. 
O remédio pode comprometer a absorção de minerais e vitaminas e provocar diversos problemas de saúde, como osteoporose, anemia e até demência. 
Isso acontece porque o medicamento inibe a produção de substâncias que auxiliam na absorção de nutrientes pelo organismo. 
Segundo o gastroenterologista do Hospital das Clínicas da USP Ricardo Barbuti, o omeprazol faz parte de um grupo de fármacos chamados anti-secretores, que reduz a produção de ácido clorídrico e traz impactos negativos para o organismo. 
-------“Uma das funções do ácido produzido no estômago é inibir a chegada de bactérias ao intestino, prevenindo infecções” explicou o médico em entrevista ao portal R7. 
A mesma célula que produz o ácido clorídrico também é responsável pela produção de uma substância chamada fator intrínseco, essencial na absorção da vitamina B12. 
Por usa vez a falta dessa vitamina pode causar demência no futuro. 
Outro problema decorrente da baixa acidez no estômago é a redução da metabolização que prejudica a retirada do ferro e do cálcio dos alimentos. 
A falta do ferro pode levar à anemia e a de cálcio pode provocar uma osteopenia ou até mesmo uma osteoporose. 
O gastroenterologista do Hospital Leforte, Eduardo Grecco, ressalta que quem faz uso do medicamento e tem acompanhamento médico não deve se preocupar. Pois cabe ao profissional de saúde monitorar tais deficiências e saber como contorná-las. 

Fonte: R7 Notícias

Nenhum comentário: