quinta-feira, 17 de março de 2016

A LIMINAR

Juiz Federal do DF suspende nomeação de Lula. Magistrado considera que ato de nomeação pode, em tese, configurar crime de responsabilidade.
quinta-feira, 17 de março de 2016. 
In Migalhas

 
 
O juiz Federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª vara Federal do DF, concedeu liminar para "sustar o ato de nomeação do Sr. Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, ou qualquer outro que lhe outorgue prerrogativa de foro".
A ação que deu ensejo à liminar foi ajuizada pelo advogado Enio Meregalli Junior. 
A decisão foi publicada às 11h23, minutos após o encerramento da solenidade de posse de Lula como ministro.
Segundo o magistrado, a posse e o exercício do cargo de ministro da Casa Civil por Lula "podem ensejar intervenção, indevida e odiosa, na atividade policial, do Ministério Público e mesmo no exercício do Poder Judiciário".
Catta Preta Neto considerou que o ato de nomeação pela presidente Dilma Rousseff teria como "único ou principal móvel" o deslocamento de competências sobre a investigação contra o ex-presidente, de forma a obstar o livre exercício do Poder Judiciário. 
Tal ato, de acordo com o juiz, pode indicar, em tese "o cometimento ou tentativa de crime de responsabilidade".
O magistrado observou, por fim, que a suspensão da nomeação de Lula não deve causar prejuízo, pois o Executivo não depende da "atuação ininterrupta" do ministro da Casa Civil.
------------ "A estrutura deste órgão conta com substitutos eventuais que podem, perfeitamente, assumir elevadas atribuições do Cargo."
Assim, determinou o cumprimento imediato da decisão e, "tendo em vista os indícios de cometimento do crime de responsabilidade", que sejam oficiados o presidente da Câmara dos Deputados e o Procurador - Geral da República, "para as providências inerentes aos respectivos cargos".

Processo: 0016542-54.2016.4.01.3400

Confira a decisão.
 

Nenhum comentário: