domingo, 28 de agosto de 2016

CANDIDATOS A VEREADORES SÃO CAÇADOS NO LAÇO. JÁ PARA O CARGO DE PREFEITO, NÃO HÁ QUEM VALHA A PENA NOS REPRESENTAR

Reprodução do Globo online
Reprodução do Globo online

Será inevitável o recorde de votos nulos e brancos nas eleições municipais deste ano. É o reflexo da Lava Jato, do impeachment, do descontentamento com a classe política. Vamos pegar os exemplos do Rio e de São Paulo.

Rio de Janeiro
Em 2012, no início da campanha eleitoral, 14% dos cariocas diziam que votariam nulo / branco. No resultado do 1º turno foram 15,5%. Com 20,5% de abstenções. Na prática 36%, mais que um terço, não votaram em nenhum dos candidatos a prefeito. Este ano, segundo o Datafolha, 20% dos cariocas dizem que vão votar nulo / branco. Com isso a projeção é de que na eleição de outubro, somando-se as abstenções, 40% dos eleitores do Rio não votem em nenhum dos candidatos a prefeito.

São Paulo
Em 2012, no início da campanha eleitoral, 10% dos paulistanos diziam que votariam nulo / branco. No resultado do 1º turno foram 12,8%. Com 18,5% de abstenções. Na prática 31%, quase um terço, não votaram em nenhum dos candidatos a prefeito. Este ano, segundo o Datafolha, 17% dos cariocas dizem que vão votar nulo / branco. Com isso a projeção é de que na eleição de outubro, somando-se as abstenções, 35% dos eleitores de São Paulo não votem em nenhum dos candidatos a prefeito.

Nenhum comentário: