terça-feira, 23 de agosto de 2016

SALTO TERÁ CASA DA MEMÓRIA NEGRA

Casa da Memória Negra de Salto será inaugurada no sábado Equipe Online - online@jcruzeiro.com.br 

A mostra será apresentada no Museu da Cidade de Salto - DIVULGAÇÃO

Será inaugurada no próximo sábado, dia 27, às 18h, a Casa da Memória Negra de Salto (SP). Trata-se de um projeto multimídia que pretende revelar as experiências vivenciadas por famílias negras da cidade de Salto em um ambiente interativo, unindo a tradição da cultura afro-saltense com videoinstalações
A proposta é fazer uma leitura sobre a constituição de um espaço cultural específico da população negra em Salto, a partir das narrativas e do patrimônio material e imaterial produzidos por ela. 
Os visitantes conhecerão um ambiente imersivo que os levará a uma viagem no tempo e nos temas mais importantes da cultura afro-saltense. 
A mostra será apresentada no Museu da Cidade de Salto - Ettore Liberalesso, que fica na rua José Galvão, 104, no Centro.
De acordo com os organizadores, esse projeto foi um dos ganhadores da Bolsa Funarte para Artistas e Produtores Negros de 2014. 
--------------- "Conhecer o jeito de ser e viver das famílias negras moradoras da cidade de Salto, a partir de seu cotidiano, é a proposta central dessa exposição. Trata-se de refletir sobre as experiências vivenciadas por esse grupo, a partir de sua identidade, ancestralidade e memória", informa a organização. Entre os contextos a serem abordados no espaço estão a origem bantu da maioria dos africanos escravizados na região sudeste brasileira; Salto como rota de fuga de escravos; população negra livre e escrava no final no período colonial; sagrado e profano: fé, festas e comidas; a inserção do negro na sociedade de classes: indústria e ambiente urbano; as crianças se divertem: brincadeiras de infância, lendas e contos.

Nenhum comentário: