terça-feira, 21 de março de 2017

DEPOIS QUE MUITOS DOS NOSSOS ANTEPASSADOS FUGIRAM DE LÁ, SÓ AGORA QUEREM LIVRAR A ITÁLIA DO PODER DA MÁFIA?



Milhares de italianos saem às ruas em protesto contra máfia.
© Reuters/  Ansa
A cidade de Locri, na região da Calábria, na Itália, parou nesta terça-feira (21) para homenagear as vítimas e policiais mortos pela máfia. 
Mais de 25 mil pessoas saíram às ruas em uma passeata convocada pelo movimento antimáfia Libera para marcar o 22º Dia de Memória das Vítimas Inocentes da Máfia, que neste ano ocorre em sua primeira edição instituída por lei.
---------------   "Hoje aqui em Locri somos todos policiais. Recordaremos o nome de tantos das forças de ordem que perderam a vida e os quais ninguém pode insultar", disse o padre Luigi Ciotti, um dos fundadores do movimento. 
A marcha reuniu familiares das vítimas, que carregaram faixas de protesto à violência, com uma bandeira da paz levada por imigrantes menores de idade que chegaram à Calábria em travessias marítimas.
A passeata em Locri ocorre um dia depois da cidade amanhecer com pichações contrárias e ofensivas ao movimento Libera e ao padre Ciotti. Isso porque, no último domingo (19), o presidente da Itália, Sergio Mattarella, visitou Locri para demonstrar apoio aos grupos e familiares de vítimas que lutam contra a máfia. Ele foi o primeiro chefe de Estado, desde Giuseppe Saragat, a fazer isso. 
Em Bari, na Puglia, mais de cinco mil também pessoas participaram das homenagens e a presidente da Câmara dos Deputados da Itália, Laura Boldrini, comemorou a adesão do público em todo o país, que pode mobilizar cerca de 500 mil pessoas ao longo do dia.
Em toda a Itália, grupos criminosos atuam no controle do tráfico de drogas e de outros artigos de comércio, inclusive com ramificações dentro de governos municipais e regionais. 
Na Calábria, no sul do país, onde está localizada a cidade de Locri, o domínio pertence à 'Ndrangheta, uma das máfias mais poderosas da Europa.
(ANSA) 
Fonte: Notícias Ao Minuto.

Nenhum comentário: