quinta-feira, 23 de março de 2017

WILSON DO CARMO RIBEIRO FALA SOBRE PRESBÍTEROS SÃO-MIGUELENSES EM ALUMÍNIO


 
Conheci a cidade de São Miguel Arcanjo no início da década de 1970, participando de um intercâmbio entre a Igreja Presbiteriana de Alumínio e a Igreja Presbiteriana Independente local.
Estive outra vez na cidade, numa festa realizada pela família do Sr. José Ramos (esposa dona Josefa), que tem vários descendentes laborando nas cidades de Alumínio e Mairinque, localizadas entre Sorocaba e São Roque, onde morei e trabalhei durante trinta e cinco anos e tive a grata satisfação de conviver com esse povo amável e operoso.
Também de São Miguel Arcanjo, migrou para Alumínio o Sr. Antonio Francisco Ramos com sua esposa dona Maria Fidelis e os filhos, Valdir, Vanderli e Elisete. 
Enquanto ele desenvolveu operosa carreira na Cia. Brasileira de Alumínio, os dois filhos preferiram trabalhar no setor de transporte de cargas com seus caminhões.
O Sr. Ramos foi diácono e posteriormente presbítero na Igreja Presbiteriana de Alumínio, sendo homem muito respeitado por sua moralidade, inteligência e capacidade laboral.
Há que se destacar que duas das famílias pioneiras do presbiterianismo em Alumínio são oriundas de São Miguel Arcanjo. 
São as famílias Machado e Ribeiro de Medeiros, as quais chegaram em Alumínio no início dos anos 50 para trabalhar na Cia. Brasileira de Alumínio e seus descendentes ainda permanecem em atividade na cidade ou nas comunas próximas.
A essas famílias – Machado, Ribeiro de Medeiros e Ramos, dedico este trabalho. 
Ao amigo sãomiguelense Miguel Fernandes Ribeiro e sua família que muito contribuiu para o desenvolvimento do presbiterianismo em Mairinque, deixo também meu preito de gratidão.

 
Famílias Ribeiro e Machado com outros membros presbiterianos em Alumínio na década de 1950.

Presbítero Miguel Fernandes Ribeiro e parte da família

Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. 
É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.
Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação, ou por mensagem no Facebook.
Wilson do Carmo Ribeiro, industriário aposentado, pedagogo e historiador diletante.
É presbítero em exercício da Igreja Presbiteriana do Brasil, servindo atualmente na Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba.
E-mail: prebwilson@hotmail.com
  
Wilson do Carmo Ribeiro

Nasci aos 16-07-1941 em Campos Novos Paulista, SP, filho de Durvalino Antonio Ribeiro e Benedita Maria Ribeiro. Até os 10 anos vivi no sitio da família no município de São Pedro do Turvo. Depois trabalhei em diversas olarias e em 1960 iniciei minha carreira na CBA-Votorantim como Ajudante. Tive diversas promoções e aposentei-me como Assistente Administrativo. 
Formado em Pedagogia, lecionei durante 10 anos no 1º e no 2º graus em Alumínio, Mairinque e São Roque.
Sou evangélico, exercendo o ofício de presbítero desde 1975, desde 1998 na Igreja Presbiteriana de Araçoiaba da Serra. Escrevi e história dessa comunidade e estou elaborando a história das Igrejas Presbiterianas de Alumínio e de Mairinque. Escrevi matérias nas décadas de 1980 e 1990 para jornais da região de Sorocaba e parte delas estão no blog da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de Alumínio.  

Transcrito do Blog do Ribeiro- 12/08/2016

Nenhum comentário: