domingo, 23 de abril de 2017

FOTOJORNALISTAS DETIDOS PRÓXIMO DA CASA DO PREFEITO DE SÃO PAULO


Militantes atearam fogo em pneus (Movimento Passe livre/Facebook/Reprodução)
Na manhã desta segunda-feira (17), dois fotógrafos foram detidos após um protesto promovido pelo Movimento Passe Livre (MPL), no Jardim América, zona oeste da capital paulista. 
Militantes atearam fogo em pneus, bloqueando a Rua Colômbia, em uma manifestação contra o aumento das tarifas de integração do transporte público. 
O reajuste havia sido barrado na Justiça, mas passou a valer no último sábado (15), após uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Os fotógrafos André Lucas, do coletivo Choc Documental, e Gustavo Ferreira de Oliveira, que registravam o ato, foram detidos e levados ao 15º Distrito Policial, no Itaim Bibi, na zona oeste. 
Segundo nota publicada pela ARFOC - SP no final da tarde, os dois fotógrafos de mídias independentes foram detidos sob acusação de terem iniciado o movimento colocando fogo em pneus e fechando a via.
A nota afirma ainda que o protesto já caminhava para o final e que os profissionais se deslocavam para cobertura de outra pauta quando foram abordados pela PM. 
Eles se apresentaram como jornalistas e mesmo assim foram detidos. 
André Lucas e Gustavo Oliveira relataram que sofreram agressão moral e psicológica dos policias enquanto aguardavam a apresentação ao delegado e que de nada adiantou argumentar que estavam no exercício da profissão. 
In Resumo Fotográfico 

Nenhum comentário: