sábado, 22 de abril de 2017

ONTEM FOI O DIA DA LIBERDADE NO BRASIL...

Faz cinquenta e dois anos que o dia do assassinato de Tiradentes foi transformado em feriado nacional e ele em Herói Nacional.
Aconteceu em 1965, durante a primeira fase do regime militar, quando o Marechal Castelo Branco, então presidente da República Federativa do Brasil, sancionou a Lei 4897, de 09 de dezembro de 1965.
Depois que o mataram, ele com apenas 46 anos de idade, milhares de brasileiros foram - e continuam sendo - dizimados diariamente da face da terra: uns simplesmente assassinados e outros massacrados até perderem a saúde, terem minguado o sangue das veias e deletado a própria consciência, outrora vigorosa e plena, se acaso dispuserem-se a viver o resto de seus dias tal como Deus quiser e não assim como Tiradentes ousou padecer.
Transformados em vegetais ambulantes, muitos deles foram ou ainda são subjugados não pela justiça comum, mas pela justiça à força, aquela que rói a vontade que o ser humano tem de continuar vivendo e mata os micróbios dos sonhos tão necessários para que esse mesmo ser humano resista às mazelas que encontra pelo caminho.
Muitos são os brasileiros trancafiados em submundos onde o sol entra escasso e vai embora depressinha.
Aqueles que menos têm culpa, são esses que vão sendo cortados um a um do convívio familiar e da vida social como bichos cancerosos.
Ao final das ações propaladas no diz - que - diz, no boca a boca e nas centenas de folhas de sulfite utilizadas como falsas biografias escritas pelos falsos homens do bem, só resta a esses brasileiros permanecerem mudos, cegos e surdos no aguardo de que Deus se lembre deles um dia e não lhes envie uma morte tão dolorosa.
Aí, a gente fica matutando: como é que pode qualquer poder estigmatizar pessoas ao seu bel prazer até nas comunidades mais ínfimas compostas por gente pacata, religiosa e solidária? E esse poder ainda alicerçado e acobertado pela política que também se faz suja nesses lugares?
Quantos homens ainda jovens, devido possuírem agudo senso de justiça, não sofreram, não sofrem e ainda não sofrerão duras privações pelos rincões do Brasil?
Às vezes, por razões políticas, são ameaçados por canalhas que detém algum poder nas mãos, algozes que definem o quanto certos cidadãos são indignos de respirarem o mesmo oxigênio que alimenta o resto da população.
Armados com uma arma - e nem precisava! -, uma faca ou uma serra ou um machado ou um porrete ou um facão, esses poderosos prometem dilacerar a vida desses homens e o conseguem através de subterfúgios, propinas, enganos, provas forjadas.

E a promessa é levada tão a sério que a partir de então tudo se transforma num inferno para aquele que recebeu a "marca" da desgraça que só vai terminar quando o enfraquecimento ocasionando alguma doença infecciosa, fatalmente lhe trouxer a morte.
Por isso sempre torço para que as pessoas que ajudarem esses injustiçados a transporem seu calvário sejam abençoadas até o fim de seus dias.
Já aquelas pessoas que concorrerem para destruir a vida de quem quer que seja, e continuarem fazendo isso sem que ninguém lhes ponha um "BASTA", peço a DEUS que ELE não tenha piedade de suas almas na hora do desfecho final.
Fica aqui, silenciosamente, o meu pedido de PERDÃO se por ventura alguém não SOBREVIVEU a tudo isso.

Nenhum comentário: