sexta-feira, 30 de março de 2012

A BIBLIOTECA NIPÔNICA DE SÃO MIGUEL ARCANJO






Localizada na Colônia Pinhal, no município de São Miguel Arcanjo, a Biblioteca "Tosho-Kan" nasceu como produto de um sonho do empresário japonês Tetsuhito Amano, hoje com 74 anos de idade, ele que desde criança trabalhou como ajudante de biblioteca ao lado dos pais.


A exemplo de uma biblioteca que ele fundou na Rua Vergueiro, em São Paulo, no ano de 1.985 mandou construir um imóvel para abrigar a "Tosho-Kan", na Colônia Pinhal, em uma área de 12 hectares, da qual ele é o patrono.
Denominada como "Biblioteca dos Jovens de Pinhal", o objetivo sempre foi transmitir a cultura nipônica para os descendentes de japoneses nascidos no Brasil.
Todos os livros estão escritos em japonês; são mais de 100 mil exemplares, englobando pesquisas, infantis, culinária oriental; tem até fitas de filmes dublados em português, tudo espalhado em um espaço de mais ou menos 650 m2.
Segundo Ochi, o administrador da Biblioteca, havia em 2.010 muitos caixotes lacrados cheios de livros que vieram para cá trazidos de uma biblioteca que fechara em São Paulo.
É ele quem afirma: 
"Hoje em dia, recebemos a visita de cerca de 60 pessoas por semana, principalmente aos sábados. Há uns anos, a frequência era maior. Hoje, os descendentes estão ficando distantes da cultura de origem. As meninas japonesas tingem o cabelo de  vermelho e loiro. Vivem uma cultura mais americanizada".




Atuando como agente realizador de intercâmbios entre o Brasil e o Japão, Tetsuhito Amano recebeu o título de Cidadão Paulistano, conforme propositura do vereador Ushitaro Kamia no ano de 2.008 endossada por outros vereadores tais como: Ademir da Guia, Agnaldo Timóteo, Celso Jatene, Claudete Alves, Celso Russomanno, Tião Farias, Beto Custódio, Edivaldo Estima, Eliseu Gabriel, Jooji Hato, Myryam Athie, Aurélio Miguel, Francisco Chagas, Milton Leite, José Police Neto, Paulo Frange, Roberto Tripoli e Wadih Mutran.


Lembra-se daquele prédio - foto ao lado - tombado pelo Patrimônio Histórico de São Paulo e que no ano de 2.006 desabou na Praça da Liberdade, em São Paulo, deixando mais de 50 desabrigados? 

Era propriedade de Tetsuhiro Amano; no terreno, Amano mandou construir em 2.008 um prédio de 20 andares e nele haverá  também uma biblioteca. 
O administrador da biblioteca localizada na Colônia Pinhal, é quem fala mais sobre o empreendedor: 
- " Ele veio pro Brasil e gostou muito daqui, principalmente da natureza. Ele fez isso para que os japoneses e descendentes que estão por aqui não esqueçam da língua". 
Amano visita o local a cada três meses, ele que também se tornou por isso "Cidadão Sãomiguelense" desde 2.011. 



Além da Biblioteca, há cursos como de taiko, culinária e língua japonesa.
O telefone: 3379-6592

Nenhum comentário: