sábado, 24 de março de 2012

CAPÃO BONITO JÁ FOI CAPITAL DO BRASIL.

O Programa Bolsa Escola foi implementado, pela primeira vez no Brasil, no ano de 1995 pelo governo do Distrito Federal. 

Em 1996 o Programa Bolsa Escola recebeu um prêmio das Nações Unidas tornando-se um modelo para o resto do país e sendo replicado em outras regiões. Em 1998, sete estados do Brasil (Amapá, Goiás, Tocantins, Alagoas, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Acre), quarenta e cinco municípios de São Paulo e outros nove municípios em outros estados já 13 haviam implementado programas inspirados no Programa Bolsa Escola do Distrito Federal. 
Como conseqüência da expansão do Programa Bolsa Escola, o Ministério da Educação decidiu criar em 2001 o Programa Bolsa Escola Federal.
As transferências do programa ficaram à cargo da Caixa Econômica Federal e a organização a cargo dos municípios, que deveriam preparar o registro das pessoas necessitadas do benefício e de fiscalizar a freqüência nas escolas. 
Para fazer parte do programa o município tinha que criar um conselho de controle social com participação de autoridades locais e líderes da comunidade. 
No ano de 2002, 5.545 municípios (99,7% de todos os municípios do Brasil) já haviam se inscrito no Programa Bolsa Escola Federal. 
O orçamento para o Programa Bolsa Escola Federal no ano de 2002 foi de R$ 2 bilhões e o programa atingiu, segundo o ministro da educação, 5 milhões de crianças naquele ano. 
O lançamento oficial do programa foi feito na sede do Clube Kaikan, em Capão Bonito, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, que, pela primeira vez visitava aquele município.
Dizem que isso aconteceu graças à influência do então prefeito Roberto Kazushi Tamura, também do PSDB.
Estiveram acompanhando o presidente FHC, entre outras autoridades, o Governador Geraldo Alckmin, o Ministro da Educação Paulo Renato de Souza e o Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, José Abrão.
Nesse dia, Capão Bonito tornou-se a Capital do Brasil.
Uma revista na época publicou as fotos.




Nenhum comentário: