sábado, 27 de abril de 2013

DO ACERVO DO "ESTADÃO"


Em 8 de dezembro de 1891 foi inaugurada a Avenida Paulista, a primeira via asfaltada da cidade. 
A Paulista nasceu da iniciativa do engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima. 
Ele projetou a abertura de uma avenida no lugar mais alto daquela região, conhecida então como Caaguaçu (mata grande), e loteou toda a área ao largo da avenida. 
Em meados de 1782, a região era apenas uma grande floresta, chamada pelos índios de Caaguaçu (em tupi "mato grande"). Era ali, atravessando o sítio do Capão, que a estrada da Real Grandeza cortava a vegetação grossa por uma pequena trilha.
Antes da chegada do asfalto, muitas ruas da cidade receberam paralelepípedos. 
O Estado, então chamado A Província de S. Paulo, noticiou as primeiras negociações e propostas para o início do calçamento de ruas já em 1877. 
"Foram hontem pela camara da capital abertas as propostas apresentadas para calçamento a paralallepipedos de differentes ruas da capital, empreitada a que chamou a municipalidade concorrentes ha pouco tempo".


O método de 'pedregulhamento", como chama-se na época, usado em muitas ruas, não foi o ideal. 
"O systema de calçamento a parallelepipedos, ultimamente iniciado entre nós, não tem correspondido à espectativa publica, nem dado os resultados vantajosos, que era de esperar", dizia a reportagem publicada em 1878. 
"A cidade de São Paulo, pela sua irregularidade de nível, merece especial attenção quanto à formação de suas tortuosas ruas".
Em 1909 a Paulista recebeu asfalto trazido da Alemanha. A partir daí as demais ruas da cidade foram ganhando pavimentação.
A foto - acervo do Estadão": Avenida Nove de Julho, que  foi asfaltada 30 anos depois da avenida Paulista. 

Nenhum comentário: