sábado, 27 de abril de 2013

O CENTENÁRIO DA EMANCIPAÇÃO DE SÃO MIGUEL ARCANJO FOI NOTICIADO PELO "ESTADÃO"




Quando São Miguel Arcanjo completou cem anos de emancipação político-administrativa, o jornalista José Maria Tomazela, publicou uma reportagem no jornal "Estadão", no qual expunha sobre a cidade, dizendo que "na região de Sorocaba, antigos moradores de São Miguel Arcanjo mantém o hábito de, ao despertar, se ajoelharem diante do quadro ou imagem do anjo guardião, padroeiro da cidade, para pedir a proteção dos seus filhos, netos e bisnetos".
São Miguel possuía nessa época cerca de 28 mil habitantes e já começava a sentir os abalos da violência que hoje tornou-se banalidade em toda região e em todo o país.
Pois não é que aqui, no final de 1.988, um grupo de cinco homens armados metralharam uma agência bancária da cidade? E depois de um mês mais ou menos, dois postos de gasolina foram aqui assaltados?
Na reportagem de Tomazela, o então vereador Jair Martinez, residente no Bairro do Gramadão, confirmava sobre a tranquilidade da cidade, afirmando que "todo mundo se conhece e nunca houve bandidos. No máximo, uns furtos de galinha e a vítima era convidada para comer também".
Também o prefeito do centenário, Terra França, acreditava que "vivemos num clima de paz. As pessoas ainda deixam os carros abertos nas ruas. Anoitece e ninguém se preocupa em se trancar em casa. As famílias se reúnem nas calçadas para bater papos ou em casa de vizinhos para assistir a novela".
Naquele tempo, completava Tomazela, a cidade se desenvolvia sem desequilíbrios sociais, não existia êxodo ou desemprego e o município apostava na agricultura, inclusive, sabendo dizer não às empresas de reflorestamento que ameaçavam transformar a região em vasta floresta de pinus e eucaliptos desde a década de 70.
Lembrança dessa época, o déficit habitacional de cerca de 500 casas para abrigar os boias - frias que trabalhavam no corte da madeira, como afirmava Terra França. 
Na festa dos cem anos, tínhamos uma cidade, segundo ainda Terra França, onde havia "água e esgoto em quase todas as moradias, boas escolas, duas bibliotecas, um semanário, uma emissora de rádio, escola de música, 3 cooperativas agrícolas, Santa Casa, Centro de Saúde, Pronto Socorro e instalava o seu primeiro museu".
Faça agora uma análise atual sobre a cidade onde você vive, respondendo perguntas do tipo:
1. Ainda tem gente que reza pelo anjo guardião? 
2. De lá até hoje, notou maiores progressos?
3. As promessas políticas estão sendo cumpridas por aqui?
4. Você vive feliz e ainda sonha?
5. Seu filho tem facilidade para estudar e encontrar uma colocação no mercado de trabalho?
6. Existe um mercado de trabalho?
7. Como anda a saúde do sãomiguelense?
8. Qual a nota que você dá para a sua cidade hoje?
Fico no aguardo...

Nenhum comentário: