quarta-feira, 29 de abril de 2015

POR FALAR EM ITAPISSUMA...



Em janeiro deste ano, a cidade pernambucana de Itapissuma comemorou 154 anos da festa de São Gonçalo do Amarante, padroeiro do município, protetor das suas mulheres, dos casais apaixonados e dos pescadores.
A festa intitulada Buscada de São Gonçalo do Amarante, que também é conhecida por Festa da Felicidade, realiza-se desde 1861; é a maior tradição do lugar.
Tudo começou no século XVII, quando, por iniciativa do padre português Camilo de Mendonça, foi construída a primeira capela de Itapissuma, a de São Gonçalo do Amarante. 
Desde então, no mês de janeiro - e num domingo - o povo se reúne numa procissão terrestre denominada Levada, onde a imagem do santo é transportada da Igreja Matriz de São Gonçalo, em Itapissuma, para a Capela de São Paulo, localizada no Forte Orange, na Ilha de Itamaracá e só volta uma semana depois, quando de novo uma procissão marítimo-fluvial traz a imagem do santo de volta para a cidade.
Dezenas de barcos de pescadores acompanham as festas que, entre a Levada e a Buscada duram uma semana.
Como tudo começou?
Diz a história que a imagem do santo surgiu ali e foi recolhida diversas vezes pelos pescadores da vila que a levavam para a capela mais próxima; todavia, duas ou três vezes a imagem fora encontrada de volta ao local, bem diante do mar.
Nesse lugar escolhido pela santa imagem foi que os devotos ergueram-lhe uma igrejinha. 
Os pesquisadores relatam que São Gonçalo do Amarante era um português muito bom, trabalhador e devoto de Nossa Senhora, que viveu em Douro no século XII.
Para alguns, São Gonçalo possui poderes sobrenaturais contra o mal e contra as adversidades.
Tanto no Brasil como em Portugal, as procissões em louvor a São Gonçalo são acompanhadas por rapazes e moças que desejam casar. Carregam velas acesas durante todo o percurso. Se a vela não apagar até o final da procissão, com certeza a pessoa casar-se-á nesse mesmo ano.
A cidade vira uma grande festa, com espocar de fogos de artifício, jangadas e barcos enfeitados, muitas flores, bandeirolas coloridas, muita música sacra, batismos, casamentos, crismas, novenas e milhares de pessoas da comunidade e de fora dela, todos unidos num grande mutirão de fé e de paz.

Fonte: site da Pm local.

Nenhum comentário: