quinta-feira, 30 de abril de 2015

O QUE É A VIDA?

A LUTA É A MINHA PRIMAVERA


"Um dia perguntei
a uma flor no mato:
Qual é o teu amor?
E a flor me respondeu:
O meu amor é o sol.
Um dia perguntei
a um peixe no mar:
- Qual é o teu amor?
E o peixe respondeu:
- O meu amor é a água...
Um dia perguntei
a um pássaro volante:
- Qual é o teu amor?
E o pássaro respondeu:
- O meu amor é o espaço.
Um dia alguém me perguntou:
- Qual é o teu amor?
A alguém eu respondi:
- Eu tenho dois amores
unidos num só corpo!
o meu povo e a liberdade!"

A poesia acima é de Vasco Cabral.
Mas quem é ele?
Qual foi a sua importância no contexto da humanidade?
Nascido no ano de 1926 em Farim, na Guiné portuguesa, o negro Vasco Cabral foi um ícone da luta política e da poesia guineenses. 
Estudante em Lisboa, envolveu-se com política ( era anti-salazarista); acabou sendo preso, permanecendo trancafiado por longos cinco anos. 
 Nessa época já havia concluído o curso de Ciências Econômicas e Financeiras.
Voltando para casa, ajudou a 
fundar o Partido Africano pela Independência da Guiné e Cabo Verde, atuando como um leão na clandestinidade. 
Para ver sua terra livre, vai em busca de parceiros corajosos que comunguem essa mesma "religião", tendo início a 
luta armada  pela libertação nacional.
Em Portugal, a 25 de abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas derruba o governo de Marcelo Caetano, sucessor de Salazar; nesse mesmo ano Portugal reconhece a independência da Guiné-Bissau, cujo primeiro presidente foi Luís Cabral.
De 1974 a 2004, Vasco Cabral foi Ministro da Economia e Finanças, Coordenador de Economia e Planejamento, Ministro de Estado da Justiça e Membro do Conselho de Estado.
Em 2005, torna-se vice-presidente da República, vindo a falecer no dia 24 de agosto desse mesmo ano.
Além das atuações como governista após a independência, Vasco Cabral também fundou a União dos Escritores da Guiné-Bissau. 
Sua obra A Luta é a Minha Primavera, de 1981, contém poemas escritos entre 1951 e 1974.
Dá para dizer que a poesia não é necessária à vida humana?


A LUTA É A MINHA PRIMAVERA

Nenhum comentário: