terça-feira, 29 de setembro de 2015

EM SÃO PAULO EXISTE UMA CAPELA QUE FOI DOADA POR TONICO E TINOCO

A existência dessa capela é um legado de fé.
Localiza-se na cidade de São Paulo e foi doada pela dupla mais famosa e querida dentre as chamadas "caipiras" da música brasileira: "Tonico e Tinoco".


Tonico era o pseudônimo de João Salvador Perez, nascido em 06 de abril de 1917 na cidade de São Manuel, em São Paulo. Veja abaixo a certidão de nascimento.


José Perez, que  utilizou o nome de Tinoco, nasceu no dia 19 de novembro de 1920 numa fazenda em Botucatu, hoje pertencendo ao município de Pratânia, também no território paulista. Veja abaixo o documento.

 
Os dois irmãos eram filhos do casal Salvador e Maria do Carmo, que tiveram ainda outros filhos: as meninas Antonia, Rosalina e Aparecida e o Chiquinho, cantor e humorista. Salvador era um espanhol que veio lá de Léon e chegou ao Brasil em 1892, criança ainda; Maria do Carmo era brasileira descendente de negros com bugres.
Estreando em disco no ano de 1944, tão logo a dupla conheceu o sucesso, passou a representar a música sertaneja no país sempre com o maior respeito, apresentando-se nas rádios, nas revistas e até no cinema.
Foram inúmeras as gravações que Tonico e Tinoco fizeram juntos.
Ficaram conhecidos no Brasil inteiro e até no estrangeiro.
Havia muitos convites para shows.
Gravações e mais gravações aconteciam.
O público aplaudia a dupla de pé e mais e mais exigia sua presença.
Em pleno auge da carreira, eis que um fato grave aconteceu na vida de Tonico, ele que vinha lutando contra a tuberculose desde 1940: teve que ser internado em Campos do Jordão e uma cirurgia tinha que ser feita; fãs foram chamados a orar pelo cantor que não tinha mais esperança de voltar a atuar ao lado do irmão, pelos palcos da música no Brasil.
Os irmãos eram muito devotos de Nossa Senhora Aparecida. A ela fizeram a promessa: caso Tonico se curasse da enfermidade que o cometera, construiriam uma capela em homenagem à santa.
Em 1959, viu-se o doente completamente curado e então a dupla cumpriu a promessa erguendo nessa mesma data uma pequena capela no bairro de Vila Diva, na zona leste de São Paulo.



Centenas de pessoas foram ver a dupla inaugurar e formalizar a doação da capelinha.


Interior e capa da Revista Sertaneja/ ano 2 nº 18/ outubro de 1959.
Apesar de pequena e de traços simples, a capela logo transformou-se em um ponto de visitação e oração de fiéis. Localizada na rua Mirabela, a capela existe até hoje e ainda celebra missas todos os meses, sempre no segundo sábado de cada mês. 
 


A capela atualmente.
Apesar da sua história curiosa, são poucos os vizinhos hoje em dia que sabem a origem curiosa da capela. 
Apenas os moradores mais velhos conhecem a ligação da dupla Tonico e Tinoco com o lugar. 
Tonico morreu em 1994.
Tinoco foi ao seu encontro no dia 04 de maio de 2012.





fotos do site São Paulo Antiga/Douglas Nascimento/10/06/2015.

Nenhum comentário: