domingo, 27 de setembro de 2015

REFLEXÃO DE UM JORNALISTA SOROCABANO A RESPEITO DE MELIANTES ATREVIDOS E DE SÃO-MIGUELENSES ASSUSTADOS E INDIGNADOS


 


O ataque aos dois bancos no centro de São Miguel Arcanjo, na madrugada de sábado, mostrou mais uma vez, sem dúvida alguma, que o crime organizado está mais petulante por estar convicto de que o braço do estado chamado Polícia Militar, em pequenas cidades de São Paulo, há anos, vive situação de contingente enxuto e, se não bastasse, as armas que utiliza são impotentes para enfrentá-lo.
A ação criminosa durou cerca de 15 minutos, segundo moradores próximos; para quem estava num velório ali próximo, os criminosos agiram de maneira como se não temessem reação da Polícia. 
O fato confirmou o que já sabíamos: se os criminosos quiserem atacar qualquer cidade pequena (até 100 mil habitantes) não enfrentam resistência e, ainda que haja, esta não será capaz de impedi-los.
O governo estadual falha demais e, na maioria das vezes, quer fazer o povo entender que é problema da legislação federal. 
A irresponsabilidade do governo federal é não combater de forma eficiente a entrada de armas que chegam de outros países e isso, sim, é culpa do governo federal. 
Neste caso, quanto à legislação, o governo federal não é culpado, a falha é do governo estadual porque se a Polícia Militar tivesse mais policiais e bem armados capazes de responder à altura os criminosos não fariam o que fizeram.
O caso reforçou sensação de insegurança nos cidadãos e nos leva a crer que é resultado de um sistema inibidor falido há anos: poucos homens e armas impotentes.
Quer que a imprensa escreva o quê? 
Dessa vez a intenção dos criminosos foi somente levar dinheiro; se fosse matar pessoas matariam quantas quisesse. 
É fato para criticar, ou não? 
Moradores das cidades vizinhas são solidários com os são-miguelenses e sabem que sábado de madrugada foi em São Miguel mas em qualquer madrugada pode ser na cidade deles.
Toni Silva.

Nenhum comentário: