segunda-feira, 28 de setembro de 2015

OS "MULAS" QUE CAÍRAM DOS CAMELOS NO EGITO

Pobres e 'mulas': os três jovens de Foz do Iguaçu presos com cocaína no Egito.
Hugo Bachega - @hugobachega Da BBC Brasil em Londres.

André era motoboy e vivia com a mãe, empregada doméstica, com quem se encontrava só aos domingos, quando ela tinha folga. 
Lucas também pouco via o pai, caminhoneiro, que passava dias viajando. 
Cezar era gari e o padrasto disse tê-lo visto poucas vezes nos últimos tempos, já que ele voltava para casa apenas para trocar de roupa.
Os três têm idade por volta dos 20 anos, e são da cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. 
Foram detidos, separadamente, no Egito, acusados de tráfico de drogas. Carregavam entre 2 kg e 3,5 kg de cocaína cada.
A semelhança dos casos, ocorridos entre maio e setembro, levantou a suspeita de que aliciadores poderiam estar atuando na cidade paranaense para recrutar jovens pobres como "mulas" para o transporte de drogas.
A BBC Brasil obteve detalhes com os familiares e fontes com conhecimento dos casos que pediram anonimato. A Polícia Federal brasileira disse que as informações são "confidenciais". O Itamaraty informou ser "crescente" o número de brasileiros detidos no exterior com drogas.
Traficantes podem ser condenados à pena de morte no Egito - onde as execuções são por enforcamento. Mas as execuções, nestes casos, raramente são aplicadas, segundo o grupo Anistia Internacional.
Os casos ocorrem após dois brasileiros terem sido executados por fuzilamento na Indonésia neste ano. Ambos foram condenados por tráfico de drogas e passaram dez anos no corredor da morte do país.
Foz do Iguaçu fica na tríplice fronteira de Brasil, Argentina e Paraguai, e é conhecida rota do tráfico internacional de drogas.
BBC BRASIL

Nenhum comentário: