terça-feira, 29 de setembro de 2015

ALGUMAS FESTAS EM HOMENAGEM AO ARCANJO MIGUEL PELO BRASIL


NO SERTÃO DA PARAÍBA
 


A Paróquia da cidade de Tavares, no Sertão da Paraíba, iniciou no dia 19 de setembro a Festa de São Miguel Arcanjo, padroeiro do município. 
A abertura aconteceu às 5h com alvorada festiva comandada pela Banda Marcial de Tavares, que percorreu as principais ruas da cidade executando o Hino do Padroeiro, entre outros.
A programação teve sequência às 12h, com a saudação ao anjo na Igreja Matriz; às 16h teve concentração na praça de eventos para carreata em direção à cidade de Juru para trazer a imagem de São Miguel Arcanjo peregrino; às 18h30, a procissão saiu da residência da madrinha da bandeira até a Igreja Matriz onde aconteceu o hasteamento da bandeira e a celebração da santa missa.
A cobertura do evento ficou por conta do blog do Aryel Aquino, de onde as notas e a Festa do Padroeiro São Miguel termina hoje. 
 
NO RIO GRANDE DO NORTE
 

 
A Paróquia de São Miguel Arcanjo divulgou a Programação Oficial das Festividades alusivas ao Santo Padroeiro São Miguel Arcanjo, que aconteceram entre os dias 18 e 29 de setembro de 2015 com o Tema: “Ecologia, Missão e Paz” e Lema: “Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade. Cuidemos da Casa Comum”.
As festividades foram abertas oficialmente no dia 19 de setembro, com a Procissão das Bandeiras saindo da Capela de Santa Tereza D’Ávila até à Igreja Matriz onde foi celebrada a missa de abertura da festa e o Hasteamento das Bandeiras. Antes, porém, no dia 18 de Setembro, às 17h30min aconteceu a carreata do Anúncio da Festa saindo do Sítio Cedro, percorrendo as principais ruas da cidade e chegando à Igreja Matriz onde aconteceu a Santa Missa com benção dos carros e motos.
Entre os dias 20 e 28 de setembro, foi celebrado o tradicional novenário sempre com a alvorada acontecendo às 5 horas da manhã.
Hoje acontece o encerramento oficial da festa com a Procissão com a Imagem de São Miguel Arcanjo percorrendo as principais ruas da cidade, seguido de Santa Missa de encerramento, arreamento das bandeiras e tradicional bateria com queima de fogos.
Às 5h, Alvorada.
Às 8h, Santa Missa dos Filhos Ausentes e Devotos na Igreja Matriz.
Às 10h, Santa Missa Solene da Festa de São Miguel Arcanjo.
Às 12h, Salva e Consagração a São Miguel Arcanjo.
Às 16h30min, Procissão com a Imagem de São Miguel Arcanjo pelas ruas da cidade.
Às 18h, Santa Missa de Encerramento Oficial da Festa, arriamento das Bandeiras e Tradicional Bateria com queima de fogos.
No dia 30 de setembro, haverá a Procissão Luminosa, saindo às 18h da Igreja Matriz para o Cruzeiro Frei Damião.
No dia 04/10, às 16h, na Praça Frei Damião, Festival de Prêmios.
(Nota do blog São Miguel New) 
 
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN 
 


A Paróquia de São Miguel Arcanjo iniciou os preparativos para a Festa de Padroeiro de São Miguel Arcanjo no dia 19 de Setembro. 
O Pároco, Pe. João Maria dos Anjos disponibilizou a programação que conta com celebrações eucarísticas (missas), caminhadas penitenciais, coroa de São Miguel, Adoração, Confissões, Quermesses, Jantar de São Miguel, Passeio ciclístico de São Miguel e muito mais.
O cartaz oficial da festa deste ano traz a foto da imagem centenária de São Miguel Arcanjo, a mesma utilizada na fundação da capela que deu origem à pequena vila de pescadores que hoje é o Município de São Miguel do Gostoso.
O tema desse ano foi “Com São Miguel Arcanjo, queremos construir uma cultura de paz e de encontro”, e contou como sempre com uma intensa programação religiosa que se encerra hoje, dia de São Miguel Arcanjo. 
Muitas caravanas de todas as comunidades de Gostoso e comunidades dos municípios vizinhos estiveram presentes na festa. 
A missa de encerramento será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, fechando as festividades com chave de ouro.
 
EM MARANGUAPE, NO CEARÁ
 
 
 
NO INTERIOR DE SÃO PAULO
 

 
No município de São Miguel Arcanjo, a Festa de São Miguel Arcanjo teve início no dia 20 e termina hoje.
O Santuário de São Miguel Arcanjo, que realiza o evento, teve uma programação extensa, incluindo shows com a Banda DOM e a cantora católica Gabriela Carvalho, além de romaria, procissão, corrida de rua e momentos de bençãos, entre outros.
---------- “Nesses dias de evento, queremos oferecer o melhor que podemos para que a Festa seja gravada nos corações dos participantes”, comenta o pároco do Santuário, padre Márcio Almeida. 
No campo da evangelização, a participação de Gabriela Carvalho, cantora católica que desponta no cenário musical e intérprete da belíssima canção "Defendei-nos no combate" e a Banda Dom, reconhecida como uma das mais sólidas no mundo católico, prometem encantar o público.
Haverá muitas bençãos, atendendo aos motoristas, motoqueiros, cavaleiros e aos grupos que virão ao Santuário à pé ou de bicicleta. 
Em todos os dias de festa, haverá quermesse com comidas típicas.
No dia 20, às 15 horas, houve Missa com benção de Veículos e às 19:30h Missa presidida pelo Pe. José Edmilson, da Paróquia São João Batista, de Salto de Pirapora.
No dia 21, às 19:30h, a Missa foi presidida pelo Pe. Rodrigo Thomaz, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de São Paulo.
No dia 22, às 19:30h, a Missa foi presidida pelo Pe. Flávio Jorge Miguel Junior, da Paróquia Santuário São Judas Tadeu, de Sorocaba.
No dia 23, às 19:30h, Missa foi presidida pelo Pe. Tarcísio Gomes Lourenço, da Paróquia São Roque, de Campina do Monte Alegre.
No dia 24, às 19:30h, a Missa foi presidida pelo Pe. Luiz Omar Batista dos Reis, da Paróquia Santa Teresinha, de Tatuí.
No dia 25, às 19:30h, a Missa foi presidida pelo Pe. Helder José Silva, C.SsR, do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
No dia 26, às 19:30h, a Missa foi presidida pelo Pe. Abério Christe, da Rádio 9 de Julho de São Paulo; às 21:00h teve Show de Evangelização com a Banda DOM.
No dia 27, às 7:00h, houve Missa; às 9:00h, Corrida de Rua; às 10:00h outra Missa, às 11:30h houve benção de Cavaleiros; às 15:00h, Missa; às 16:30h a benção de Motoqueiros; às 19:30h Missa presidida pelo Pe. José Benedito Gomes Neto, da Paróquia São João Batista, de Guareí; confissões e venda de almoço.
No dia 28, às 19:30h, a Missa foi presidida pelo Pe. Omir Cícero A. de Oliveira, SVD, da Paróquia Bom Jesus, de Iguape.
Hoje, teve missa às 8:00 e às 10 horas.
Logo mais, às 14:00 horas haverá outra Missa, às 16:00 horas a Procissão e às 17:00 a Missa será presidida por Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, Bispo Diocesano de Itapetininga.
Hoje haverá confissão e venda de almoço.
Após as missas sempre aconteceram as quermesses, inclusive no dia de hoje.

Nenhum comentário: