sábado, 26 de setembro de 2015

BILL COSBY: ESTUPROS E PERDA DE TÍTULO


 
Bill Cosby - comediante teve título de doutor honorário retirado (Foto: Getty Images)

A Universidade Forhan de Nova York retirou o título de doutor honorário concedido a Bill Cosby em 2001, nessa quinta-feira (24). 
Segundo o site TMZ, membros do comitê administrativo se reuniram e, de forma unânime, decidiram retirar o título do comediante de 78 anos, tornando-se a primeira faculdade a fazer tal ação em 174 anos.
A lembrar: em depoimento exclusivo ao The New York Times, em julho, Bill descreveu com detalhes como assediou - e drogou - mulheres com quem manteve relações sexuais, pelo menos cinco, e tentou esconder da sua mulher. 
Segundo o jornal, Cosby nega que seja um predador sexual que agrediu mulheres e se apresentou como um playboy arrogante sem remorso e que aproveitava da fama. 
Em interrogatório feito há 10 anos num hotel na Filadélfia, que durou quatro dias, o comediante se defendia de uma ação movida por uma jovem que o acusou de drogá-la e molestá-la. No relato, ele contou como seduzia e fingia interesse pelas vítimas e descreveu que conseguiu sete prescrições para quaaludes, um calmante usado em festas, de um médico de Los Angeles. 
Ele ainda disse que o sexo e consumo de drogas foram consensuais, informou o Times. 
Ele foi acusado por 30 mulheres desde novembro passado, de agressão sexual ou estupro após drogá-las sem aviso, incluindo menores de idade.
No início de julho, uma organização que defende vítimas de abuso sexual nos Estados Unidos fez uma petição formal ao presidente Barack Obama para retirar de Bill Cosby a condecoração de 2001.
Um representante da universidade comentou que o titulo do comediante foi rescindido, explicando em declaração que a universidade "tomou esse passo extraordinário devido aos depoimentos em tribunal que confirmam as alegações feitas contra ele por muitas mulheres".
Revista Época/ coluna do Bruno Astuto.

Nenhum comentário: