terça-feira, 29 de setembro de 2015

É HOJE A FESTA DOS TRÊS ARCANJOS




A festa de São Miguel Arcanjo (também a Festa dos Santos Miguel, Gabriel e Rafael, a Festa dos Arcanjos, ou a Festa de São Miguel e Todos os Anjos) é um dia cristão no calendário Ocidental, que ocorre em 29 de setembro, porque cai perto do equinócio no hemisfério norte com o início do Outono e é associado com o encurtamento dos dias.
O calendário gregoriano é o calendário utilizado na maior parte do mundo e em todos os países ocidentais; porém, existem países que não o aplicam como Israel, Irã, Índia, Bangladesh, Paquistão, Argélia, etc. 
Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII a 24 de Fevereiro do ano 1582 para substituir o calendário juliano e adotado imediatamente por Espanha, Itália, Portugal, Polônia e, posteriormente, por todos os países ocidentais.
A mudança do calendário juliano ou antigo para o calendário gregoriano ou moderno não teve lugar ao mesmo tempo em todo o mundo, o que causa uma certa confusão na harmonização de datas e na datação de eventos entre os séculos XVI e XX.
O Arcanjo Miguel é o maior de todos os arcanjos e é homenageado por derrotar Lúcifer na guerra no céu; um dos principais guerreiros angelicais, é visto como um protetor contra a escuridão da noite, e o administrador da inteligência cósmica. Miguel também tem delineado o tempo e as estações para fins seculares, bem como, em particular no Reino Unido e Irlanda como um dos dias trimestre .
A Igrejas Orientais Ortodoxas não observam a Festa Miguel Arcanjo, mas os ortodoxos gregos honram os arcanjos em 08 de novembro. 
Durante a Idade Média, Miguel foi comemorado como um dia santo de mandamento, ensinamento, mas essa tradição foi abolida no século 18.
Luteranos cristãos consideram uma festa principal de Cristo, e o Confessor, Luterano, Philip Melanchthon, escreveu um hino para o dia que ainda é cantado em igrejas luteranas: " Senhor Deus a Ti nós damos".
A refeição tradicional para o dia de São Miguel inclui ganso (a "palha de ganso", ou seja, um preparado em torno do tempo da colheita) e um bolo especial chamado bannock de São Miguel.


Bannock de São Miguel
           

'Se você comer ganso no dia da festa de São Miguel, você não vai ter dinheiro curto o ano todo ', diz um provérbio tradicional inglês.
Na tradição Anglicana e Episcopal, há três ou quatro arcanjos em seu calendário para 29 de setembro para festa de São Miguel e Todos os Anjos: isto é Michael, Gabriel e Raphael e, muitas vezes, Uriel .
A própria Bíblia identifica apenas Miguel como "o arcanjo" (livro de Judas, verso 9) e não identifica quaisquer outras criaturas como sendo arcanjos.
Miguel ainda é celebrado nas escolas Waldorf, que celebra como o "Festival de Vontade Forte" durante o outono equinócio
Dia Antigo Michaelmas - em 11 de outubro (10 de outubro de acordo com algumas fontes).
De acordo com uma antiga lenda, as amoras não devem ser escolhidas após esta data. Isto porque, para o folclore quando Satanás foi banido do céu neste dia, caiu em um arbusto de amora e amaldiçoou os arbustos espinhosos quando ele caiu em si. Em Yorkshire, diz-se que o diabo cuspiu neles.
No entanto, na cristã Inglaterra, a superstição impediu as bagas de serem consumidas após o "Dia Antigo Michaelmas" celebração (meados de outubro,e o Miguel moderna é no final de setembro). 
Este dia é para homenagear o Arcanjo Miguel por ter derrotado Lucifer e o banir do céu.
Miguel, o Arcanjo, é considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica.
É o anjo do arrependimento e da justiça.
É comemorado pela Igreja Católica sob o nome de São Miguel Arcanjo em 29 de setembro.

Nenhum comentário: