domingo, 25 de setembro de 2016

E TEM GENTE QUE SE PREOCUPA COM AVES...


AVE BRASILEIRA CONSIDERADA UMA DAS MAIS RARAS DO MUNDO É REDESCOBERTA 75 ANOS APÓS O ÚLTIMO REGISTRO COMPROVADO DA ESPÉCIE

Pesquisadores estudam plano de conservação para a rolinha-do-planalto, espécie criticamente ameaçada de extinção.
Um grupo de pesquisadores, com o apoio do Observatório de Aves - Instituto Butantan e da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), anunciou recentemente para a comunidade de especialistas a redescoberta de uma das aves mais raras do mundo. Conhecida como rolinha-do-planalto, a Columbina cyanopis está criticamente ameaçada de extinção. 
O último registro comprovado da espécie antes da redescoberta aconteceu há 75 anos, em 1941.
Nos últimos meses, os pesquisadores têm trabalhado simultaneamente no registro científico da redescoberta e em um plano de conservação, com o objetivo de assegurar a sobrevivência da ave no longo prazo. 
A rolinha-do-planalto, espécie exclusiva do Brasil, está ameaçada principalmente pela destruição do Cerrado brasileiro, seu habitat. 
Até o momento, os ornitólogos encontraram apenas 12 indivíduos da espécie.
As principais características da ave são olhos azuis claros e manchas azuis escuras nas asas, que se destacam da plumagem predominantemente castanho-avermelhada. 
Assim que avistou a ave, em junho de 2015, o ornitólogo Rafael Bessa estabeleceu contato com Lima, do Observatório de Aves - Instituto Butantan. 
Com o apoio do Instituto e da SAVE Brasil, representante da BirdLife International que apoia e financia a pesquisa, foram iniciados os estudos sobre a espécie. Para isso, foi montada uma equipe de cinco pesquisadores que inclui também os ornitólogos Wagner Nogueira, Marco Rego e Glaucia Del-Rio, os dois últimos associados ao Museum of Natural Science of Louisiana State University (EUA).
O anúncio da redescoberta foi feito para a comunidade de ornitólogos, cientistas e observadores de aves durante o 11º Encontro Brasileiro de Observação de Aves (AvistarBrasil 2016), realizado no Instituto Butantan. 
Até a redescoberta não eram conhecidas imagens e filmagens da rolinha-do-planalto viva, ou mesmo de seu canto. 
Durante o evento, os ornitólogos que integram a equipe de pesquisa apresentaram esses registros e informações sobre a espécie, até então conhecida apenas por exemplares em museus e relatos sem comprovação.
 
Por Sabrina Daspett – (11) 3165-9597/ (11) 98453-1744 - Revista VIA MÃO, 06 de junho de 2016, do face.

Nenhum comentário: