domingo, 24 de fevereiro de 2013

ANGOLA QUER DOCENTES AGINDO DIFERENTEMENTE.



A direção da educação efetuou uma inspeção pelas instituições escolares, segundo o número um do setor da educação no município do Huambo. 
Sampaio do Amaral lamentou o fato de muitos professores não serem pontuais e assíduos no exercício das suas tarefas, pelo que a direção da educação prevê um encontro na sede do município do Huambo com todos os professores do ensino primário e do primeiro ciclo.
A reunião terá como finalidade chamar a atenção dos professores, recordando-os dos seus deveres e direitos, para que se obtenham resultados positivos no final do ano lectivo.
O nosso interlocutor salientou que muitos docentes reclamam da fraca assimilação dos alunos, alegando que estes não sabem nada, adiantando que muitos professores não ficam nas salas de aulas e lá permanecem apenas trinta minutos. 
“Com este comportamento acreditamos que estes professores não conseguirão cumprir com o programa, no que respeita à matéria escolar, até ao fim do ano letivo", disse Sampaio do Amaral. 
Segundo o dirigente a maior preocupação agora é ir ao terreno, e as visitas surpresas para verificação do que se passa nas escolas não irão terminar até que os professores mudem de atitude.
Mesmo com todos sacrifícios que tal acarreta, estaremos em todos escolas para verificar o próprio desempenho que é traduzido pela pontualidade e assiduidade dos professores, esclareceu Sampaio do Amaral, acrescendo que esta ação já está a surtir efeito porque os diretores das escolas foram orientados no sentido de marcar falta aos professores de forma a serem descontados. 
Na instituição onde leciona já se faz sentir a atitude da direção de escola, referiu.
Muitos professores argumentam que os descontos que estão a ser efetuados são ilegais, tendo em conta que a lei prevê de que forma devem ser efetuados os descontos dos professores, esclareceu.
“Se pensamos em pautar-mo-nos por esta lei de desconto não pode ser por uma só vez ou por dois dias, pois todas as ausências do professor na sala de aula devem ser marcadas independentemente do número de faltas, porque, caso contrário, estaríamos a aliviar o sancionamento daquilo que nós queremos, que é disciplinar os professores”, disse.
Por: Telma Van-DúnemFotos: Carlos Moco para O País, on line.

Nenhum comentário: