sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

CADEIAS SUPERLOTADAS NA REGIÃO PREOCUPAM AUTORIDADES.


A superlotação nas cadeias da região preocupa as autoridades em segurança. De acordo com dados da Delegacia Seccional de Itapeva, na cadeia da cidade a situação é mais preocupante. No espaço com capacidade para recolher 50 pessoas estão detidas 190.
Ainda segundo a Seccional, na sequência estão as cadeias dos municípios de Itararé e Capão Bonito com 35 vagas e 80 presos cada uma.
Já Buri, que tem capacidade para 34 pessoas, tem 70 presos. Itaberá está com 35 presos na área com capacidade para 24 vagas. 
Em Apiaí, a cadeia tem 20 vagas e mantém 35 detentos. 
Durante inauguração do complexo prisional em Cerqueira César no último 4 de fevereiro, o governador Geraldo Alckmin afirmou que até o fim de 2013 pretende zerar o número de presos nas cadeias do Estado. 
Os presos que estiverem à espera de julgamento serão transferidos para os Centros de Detenção Provisória (CDPs).
Os que já tiverem sido julgados deverão cumprir pena em presídios. Para isso, complexos são construídos para atender a demanda. À medida que essas unidades forem sendo inauguradas, os presos serão transferidos.
Com a inauguração do presídio masculino e do CDP de Cerqueira César, os presos das cadeias da região de Itapeva começaram a ser transferidos para lá. As unidades tem capacidade para receber 1,5 mil presos. Mas o que parece uma solução é motivo de preocupação para a Polícia Civil.
De acordo com o delegado José Carlos Bertolucci, da Delegacia Seccional de Itapeva, muitos homens detidos na região de Itapetininga são levados para a cadeia de Itapeva.
“Não sei por qual motivo Itapetininga está sem nenhuma cadeia. Com isso, os presos são encaminhados para a cadeia de Itapeva. Nós teremos que discutir essa situação mesmo porque a sociedade de Itapeva e a classe política estão preocupadas com essa situação no sentido de que a gente possa fazer um trabalho de uma extinção total. Com o advindo dos presos de Itapetininga, isso vai nos dificultar a respeito do que pretendemos”, diz.
O delegado auxiliar da Seccional de Itapetininga, José Reinaldo Lara, confirma que a cidade não conta com uma cadeia masculina. 
Segundo ele, a situação não é preocupante porque os presos são transferidos para Itapeva e no dia seguinte são encaminhados para o CDP de Cerqueira César.
Ainda de acordo com o delegado Seccional, no futuro, a cadeia de Itapeva terá a função de receber presos durante poucos dias até que seja encaminhado a um CDP, o que a polícia chama de ‘cadeia de passagem’. 
O caso das mulheres requer um tempo maior. 
As unidades destinadas a elas deverão ser entregues em 2014. Só então a atual cadeia feminina, que fica em Itaberá, poderá ser desativada.
Em relação às cadeias de Buri, Capão Bonito e Apiaí, o delegado espera transferir os presos nos próximos meses.
“Assim que inaugurar o CDP de Capela do Alto, que está em construção, iremos extinguir também as cadeias de Buri, Capão Bonito e, provavelmente, a de Apiaí”, afirma.
In "O EXPRESSO", de Capão Bonito.

QUANTO À CADEIA DE SÃO MIGUEL ARCANJO QUE ERA PARA ESTAR DESATIVADA, NADA MAIS SE OUVIU FALAR.

Nenhum comentário: