domingo, 14 de julho de 2013

OPINIÃO


Suiça. Julho de 2013. Nenhum sinal de manifestações contra o transporte público nem contra as tarifas dos ônibus. 
Todo mundo os frequenta, brazonados ou não, com griffes famosas ou bermudas, todos andam de ônibus. 
São confortáveis, baratos e obcecados pela pontualidade. 
Se no ponto diz que o ônibus vai passar as 14:30 hs, pode acertar o relógio quando ele passar.
Qual o segredo? 
É um serviço público subsidiado pelo governo local e fiscalizado pelo contribuinte. 
Aliás, não existe, no mundo, nenhum serviço de transporte público não subsidiado pelo governo. 
Em São Paulo, todos os governos abriram as pernas, à exceção da Marta, para os donos de frotas. 
E, assim mesmo, os serviços estão cada dia piores e mais caros, e mais lentos. 
Melhor tornar público, o que é público, e para o público que paga a conta. 
Ninguém duvida, mesmo os mais liberais, que metrô, ônibus, bonde, trem, monotrilho, constituem serviços públicos prioritários. 
Não se pode chegar na escola, no hospital, no trabalhe e no cinema sem transporte publico adequado. 
Assim, transporte é condição de educação, saúde, lazer e emprego.
Os meninos do Passe Livre não são bobos. 
Acenderam o santo rastilho de uma pólvora pacífica. 
Na hora certa.
Do Blog do Jorge da Cunha Lima.

Nenhum comentário: